Turismo cívico e cultural movimenta Brasília

A visita integra ao Senado Federal e Câmara dos Deputados que deixa o turista “por dentro” de um dos ícones da arquitetura de Brasília, o Palácio do Congresso Nacional, acaba de receber os prêmios Melhor atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas” – “2018 Experts’ Choice Award” do site Trip Expert. O roteiro, que tem 20 anos, recebeu em 2017 mais de 124 mil turistas, sendo três mil estrangeiros de 82 países.

Adriano-Ferreira-Flickr
Foto: Adriano Ferreira -Flickr



Além de conhecer os detalhes da arquitetura de Oscar Niemeyer, o turista se familiariza com o processo legislativo; conhece o ambiente de trabalho dos parlamentares, como os plenários que ocupam as duas cúpulas do palácio; os gabinetes dos presidentes da Câmara e do Senado; os salões Negro, Branco, Verde e Azul; além de interagir com o acervo artístico, como a Galeria de Presentes Protocolares e obras de Marianne Peretti, Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Victor Brecheret, entre outros artistas renomados.

Leia também: Conheça a Sérvia, o próximo adversário do Brasil

Nas avaliações dos turistas e especialistas, a visita ao Palácio do Congresso Nacional foi considerada “altamente recomendável” e “excepcional”, com destaque para a arquitetura e obras e arte. A premiação é um reconhecimento pela qualidade do atendimento prestado aos visitantes e segue os mesmos critérios estabelecidos para outros serviços turísticos, como restaurantes e meios de hospedagem que recebem, com frequência, avaliações excelentes dos viajantes.

Jacson-Querubin-Flickr
Foto: Jacson Querubin -Flickr

O conceito do Programa de Visitação Institucional vai além do turismo cívico. O foco na educação para a cidadania tem como objetivo transmitir informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico que integra os edifícios do Congresso Nacional. A visitação funciona às segundas, quintas e sextas, nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h30. A entrada é gratuita e os grupos guiados partem a cada 30 minutos do Salão Negro. Também é possível agendar visitas com monitores em inglês, francês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (libras).



VIIBRA – Conhecer a capital do país, mais do que um passeio, é uma aula de cultura, história e cidadania. O programa Visitação Institucional Integrada em Brasília é formado por um grupo de 20 órgãos públicos que promovem visitas, integrando ações para atender melhor os turistas nacionais e estrangeiros na Capital Federal.

Palácio-do-Congresso-Nacional-Louis-Flickr
Palácio do Congresso Nacional (Foto: Louis – Flickr_

Aos 58 anos, Brasília é um ícone da modernidade para toda a humanidade. O Plano Piloto foi reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial desde 1987. Foi o 1º sítio histórico moderno considerado patrimônio da humanidade. O singular e inovador traçado arquitetônico e edifícios monumentais, a cidade é um marco cívico, político e cultural do Brasil que atrai a atenção de pessoas de todas as partes do mundo.

Por Geraldo Gurgel Mtur



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!
Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

%d blogueiros gostam disto: