Saiba o que rola na sua cidade!

Secretaria de Cultura promove exposição histórica

A prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a partir desta sexta-feira (9), duas exposições que contam parte da história e desenvolvimento industrial de Campina Grande.

A exposição, inicialmente prevista para acontecer no terminal de Integração, será transferida para a galeria localizada no hall da Secretaria de Cultura, e se estenderá por todo o mês de outubro, de terça à sexta, das 8h às 13h, em comemoração aos 156 anos de emancipação política do município.



De acordo com o pesquisador e memorialista Walter Tavares, serão exibidos documentos da arquitetura histórica e industrial de Campina Grande, que contam o surgimento das indústrias pioneiras responsáveis pelo desenvolvimento urbano da cidade como a Saboaria (1902), de Pernambuco, e a Sambra (1970), que foi a maior indústria de derivados de algodão da América Latina. Este trabalho é o resultado de uma ação conjunta entre a professora Alcília Afonso e os alunos de arquitetura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Além desta, também serão expostos documentos raros do arquivo histórico da Secretaria de Cultura, com impressos e manuscritos, alguns centenários, como o alistamento eleitoral de Campina Grande de 1903. Livros de autores pioneiros que contaram pioneiramente a história da Rainha da Borborema, como Elpídio de Almeida, Epaminondas Câmara e Irineu Joffily, além de jornais que datam do início do século XX, também integram a exposição.



Vale reforçar que a Secretaria de Cultura também promoverá mais um espetáculo de dança nesta sexta-feira, às 17 horas, fechando a sequência de três dias de intervenções culturais na Praça da Bandeira, desta vez com o Grupo Tropeiros da Borborema, que apresentará danças populares que enaltecem a cultura e história do município de Campina Grande.

Seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, orientamos que o uso de máscara é obrigatório, assim como a manutenção do distanciamento social nos espaços mencionados.



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: