Saiba quais são os documentos necessários para viajar para a Europa

documentos necessários para viajar para a Europa

Depois da data da viagem marcada, uma das coisas mais importantes é a documentação. É preciso estar bem ciente de tudo o que é necessário, para evitar transtornos. Imagina ter sua entrada no país barrada, após viajar por horas de avião? Como cada país define a sua política de entrada e saída de pessoas, isso pode se tornar bem confuso. Para facilitar o trânsito de pessoas, os países fazem acordos para padronizar os processos de entrada. Pra descomplicar, vamos dizer quais são os documentos necessários para viajar para a Europa de um modo geral. As regras mostradas aqui serão as mais comuns. O ideal é se certificar junto ao consulado do país de destino aqui no Brasil.

Primeiro, certifique-se de que seu passaporte esteja dentro da validade. É necessário que ele tenha validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem. Ou seja, no dia da volta para o Brasil, o passaporte ainda deve ter validade de 90 dias. Depois, vamos ao visto. Para brasileiros, em viagens de turismo por até 3 meses não há necessidade de visto para viajar para os países da União Europeia. No entanto, nem todos os países da Europa fazem parte da União Europeia, mas quase todos os países fora do bloco também não exigem visto para brasileiros.



viagem1

O Tratado de Schengen é um acordo internacional que permite a livre circulação de pessoas dentro dos países membros. Ou seja, o viajante só passa pela imigração uma vez, no aeroporto de chegada no primeiro país da viagem e pode se deslocar entre os países membros sem burocracia. Veja abaixo a lista de países que compõem o Tratado de Schengen e a União Europeia:

 

Tratado de Schengen:

Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.

 

União Europeia:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República, Tcheca, Romênia e Suécia.

O Tratado de Schengen exige que o visitante tenha um seguro com cobertura mínima de € 30.000 cobrir custos de assistência médica. É preciso ter em mãos também, para entrar na Europa, uma passagem aérea de volta comprada e com data marcada. Comprovantes de hospedagem também são solicitados pelos oficiais da imigração. Se você for ficar na casa de um amigo ou parente, precisa de uma carta convite. A carta convite precisa ser escrita por um cidadão europeu, ou estrangeiro com visto permanente. Ela deve ser escrita em inglês ou na língua local do país e registrada em um órgão oficial.



viagem3

Em alguns casos, será necessário comprovar a sua capacidade financeira de se manter durante a viagem. Isso pode ser feito mostrando o extrato da sua conta bancária, ou o extrato do seu cartão pré-pago, ou o extrato do limite do seu cartão de crédito ou ainda a quantia em espécie. Varia bastante de país para país, mas gira em torno de 65 Euros por dia de viagem. Não esqueça de reunir toda a documentação e deixá-la separada para o momento do desembarque. Essas dicas servem para os países da UE e do Tratado de Schengen, mas com a crise migratória, a Europa pode mudar alguns detalhes a qualquer momento. Por isso, antes de embarcar, certifique-se de que não há uma nova regra em vigor! Boa viagem!

 

Leia mais Quanto custa viajar para Paris? A viagem dos sonhos!

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: