Saiba o que rola na sua cidade!

Saiba como introduzir alimentos sólidos na alimentação do bebê

O momento certo de acrescentar alimentos sólidos na dieta do bebê é uma tarefa que causa dúvidas às mães, principalmente as de primeira viagem. “Até o sexto mês, o aleitamento materno deve ser exclusivo. Após esse período, quando os sistemas digestivo, renal e imunológico estão em amadurecimento, a introdução de outros alimentos é segura”, conta a nutricionista da equipe de promoção de saúde da Unimed João Pessoa, Paula Bacalhau.



A especialista orienta que os alimentos devem ser oferecidos em consistência pastosa inicialmente. “Geralmente, por volta dos oito meses de vida, os bebês já conseguem ter uma dieta mais consistente, o que varia para cada criança e também depende de estímulos. Por isso, é importante ir aumentando a textura gradativamente”, diz Paula.

De acordo com ela, o indicado é apresentar um alimento por vez, sejam legumes cozidos ou frutas, amassadas ou raspadas. “Devem ser oferecidos separadamente para que os bebês possam conhecer cada sabor, além de observar se algum deles causa reações alérgicas”, alerta a nutricionista.



Segundo a Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, é recomendado apresentar o mesmo alimento de 10 a 15 vezes. “Recomenda-se insistir, mas nunca forçar. É importante que a criança tenha estímulos para se adaptar aos novos alimentos”, acrescenta Paula.

Mãe de primeira viagem – A turismóloga Jaciara Soares, de 37 anos, mãe de Dom, de seis meses, conta que tem dificuldades para encontrar a hora certa das refeições. “Estamos na segunda semana de introdução alimentar. Estou conseguindo entender a melhor hora para oferecer, assim como a quantidade de comida. Nem tudo ele aceita, mas continuamos tentando, sem desistir”, comenta a mãe de primeira viagem.



Jaciara diz que essa nova fase traz alguns medos. “Iniciei com frutas amassadas e raspadas, como a pediatra me orientou. Também estou estimulando a ingestão de água, que é muito importante. Ainda estou tentando acertar, fiz papinhas, mas sem muita aceitação, estou testando alimentos que ele consiga pegar e levar à boca, como brócolis ou cenoura, mas fico apreensiva”, revela.

Para orientar as mães de primeira viagem, a Unimed João Pessoa realiza, na próxima quarta-feira (26), das 9h às 11h, a oficina “Cuidados com o bebê”. Na oportunidade, as participantes poderão aprender detalhes da alimentação nos primeiros meses e os cuidados com os pequenos.

Como participar — Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o Canal Viver Melhor, no Portal da Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), escolher a oficina “Cuidados com o bebê” e clicar em “Inscrições Online”. Após fazer a inscrição, os clientes serão inseridos em grupos de WhatsApp, nos quais serão transmitidas as informações para acompanhar as atividades. Na seção, também é possível conferir outras atividades gratuitas que serão oferecidas pela Unimed JP no mês de maio, exclusivamente para clientes.



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: