Resenha: “A Lista Negra” (Jennifer Brown) e o impacto do bullying na vida da vítima

Érica Rodrigues

 

Conheci “A Lista Negra” através do canal de Youtube de Pam Gonçalves, que sempre o recomenda como sendo um dos livros que todo mundo precisa ler na vida. Confesso que já sabia um pouco da história, por ter lido algumas resenhas, mas isso não impediu que eu “devorasse” o livro em dois dias. A leitura prende muito, é quase impossível parar de ler.

A história gira em torno de Valerie Leftman, uma garota que, junto com o namorado, Nick, sofria bullying no ensino médio e acabou fazendo uma lista de pessoas que ela queria que sumissem da face da terra. A lista era uma forma de escape para ela, de desabafar sobre o dia a dia difícil de ser sempre humilhada e aguentar as brincadeiras de mal gosto dos colegas.




a-lista-negra

O que ela não sabia é que para Nick, a lista negra era mais que isso. Então, um dia Valerie entra no refeitório do colégio e vê que Nick está matando as pessoas da lista com uma arma. Ela acaba pulando na frente da menina que mais a humilhava e recebe um tiro. Ao ver que atirou na namorada, Nick se mata e Valerie precisa lidar com a culpa de ter escrito a lista.

Esse livro é muito pesado, pois além de se tratar de uma história de violência, ele também mostra como o bullying afeta a vida das pessoas muito mais do que se pode imaginar. Você nunca sabe o que se passa na vida do outro, quais as condições psicológicas daquela pessoa, e a história deixa isso muito claro, já que nem a própria Valerie pôde prever que Nick chegaria ao ponto de cometer uma chacina.

Outro ponto bastante forte no livro é a forma como as pessoas a encaram após a tragédia. Todos tendem a culpá-la, por ter participado da lista e por ter sido namorada do assassino, e ela precisa lidar com a realidade de que alguém que ela amava foi capaz de fazer algo tão brutal.

ISBN: 978-85-65383-11-0 | Editora: Gutenberg | Páginas: 271 | Nota: 5/5

 




Para quem é de João Pessoa e já leu o livro ou se interessa pelo assunto, o Rota Literária Clube de Leitura vai debate-lo no próximo dia 11/08, às 19h, na Livraria Leitura do Manaíra Shopping. O evento tem patrocínio do Coffee Shop São Braz e acontece todos os meses, debatendo livros diferentes. Confira mais informações sobre o evento aqui!

Também está rolando um sorteio de “A Lista Negra” lá no nosso Instagram @rotaprincipal. Clique aqui para conferir!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Leia mais sobre livros aqui!

%d blogueiros gostam disto: