Saiba o que rola na sua cidade!

Projeto cinema francófono promove exibição e lançamento de livro na UFPB

Cinema francófono

Em sua sétima sessão, o projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” apresenta o filme “Léon Morin – O Padre” [Léon Morin, prêtre/ França, 1961] dirigido por Jean-Pierre Melville. A exibição acontece no dia 04 de outubro (quinta-feira) às 16h, no Cine Aruanda (CCTA/UFPB). A sessão será seguida de debate com Caroline Oliveira (realizadora e produtora de cinema e artes visuais, PB) e Francis Vogner dos Reis (crítico de cinema, curador e roteirista, SP), com mediação do crítico, filósofo e tradutor pernambucano Luiz Soares Júnior.

Tendo iniciado no primeiro semestre do ano, o projeto vem se conduzindo em duas frentes inter-relacionadas. De um lado as exibições do ciclo de filmes e debates como dispositivo gerador de questionamentos e problematizações; de outro o ciclo de leitura, que acresce discussões teóricas à experiência estética, possibilitando assim caminhos de compreensão da contemporaneidade com base na interface entre estética, poder e interculturalidade. Desde o início o projeto conta com a contribuição de especialistas de diversos campos, entre cineastas, professores, pesquisadores e críticos de cinema.



Lançamento de livro –  Logo após o debate às 19:30 será lançado o livro “De forças e de fantasmas: o demoníaco no cinema clássico”, de Luiz Soares Júnior (Ed. Cajuína, 2018), apresentado por Francis Vogner dos Reis.

Inscrição: ainda seguem abertas as inscrições das duas atividades do projeto tanto para membros internos quanto externos à UFPB e podem ser feitas pelo endereço(https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf).

Filme: “Léon Morin – O Padre” [Léon Morin, prêtre] Jean-Pierre Melville, França, 1961, 130′, pb, 35mm

Sinopse: Adaptado da obra de Béatrix Beck, o diálogo entre um homem de fé e uma mulher convencida pelo compromisso político, ambos incomodados com seus sentimentos. Como um intenso face a face entre Céu e Terra, Melville oferece um Belmondo magnífico, em um dos papéis mais surpreendentes de sua carreira.

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Foto destaque: divulgação

%d blogueiros gostam disto: