Saiba o que rola na sua cidade!

Projeto Cinema Francófono Exibe Clássico de Jacques Tati

Cinema Francófono

Em sua nona sessão, o projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” apresenta o filme “Carrossel da Esperança” [Jour de Fête / França, 1949] dirigido por Jacques Tati. A exibição acontece no dia 06 de dezembro (quinta-feira) às 16h, no Cine Aruanda (CCTA/UFPB) e será seguida de debate com José Geraldo Couto (escritor, tradutor e crítico de cinema), Marcel Vieira (professor do Curso de Cinema da UFPB, escritor e roteirista) e mediação de André Dib (jornalista, pesquisador e crítico de cinema).

“Carrossel da Esperança” é o primeiro longa-metragem dirigido e estrelado por Jacques Tati (1907-1982). Nele, Tati observa a chegada do circo e outras atrações – como o cinema, numa pequena comunidade francesa, estabelecendo uma visão crítica e bem-humorada sobre as transformações provocadas pela imagem técnica. Premiado no Festival de Veneza, “Carrossel da Esperança” abriu caminho para que ele se tornasse um dos maiores nomes do cinema, assinando filmes como “As férias do Sr. Hulot” (1953), “Meu Tio” (1958) e “Playtime” (1967).



Tendo iniciado no primeiro semestre do ano, o projeto vem se conduzindo em duas frentes inter-relacionadas. De um lado as exibições do ciclo de filmes e debates como dispositivo gerador de questionamentos e problematizações; de outro o ciclo de leitura, que acresce discussões teóricas à experiência estética, possibilitando assim caminhos de compreensão da contemporaneidade com base na interface entre estética, poder e interculturalidade. Desde o início o projeto conta com a contribuição de especialistas de diversos campos, entre cineastas, professores, pesquisadores e críticos de cinema. O projeto acaba de ser agraciado com o Prêmio Elo Cidadão 2018, promovido pelo Encontro Nacional de Extensão da UFPB.

Realizado pelo Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS/UFPB) e pelo Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, o Projeto de Extensão “Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono” acontece em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, Idioma sem Fronteiras, Associação Brasileira dos Críticos de Cinema – Abraccine, Cinemateca da França / Embaixada da França / Institut Français e Alliance Française.

 

JOUR DE FÊTE / Carrossel da Esperança
França, 1949, 76’, pb, 35mm (projeção digital)
Direção: Jacques Tati
Sinopse: Tudo está calmo numa aldeia da França central, quando chega o parque de diversões e seus reboques. A festa acontece: carrossel, loteria, fanfarra e um cinema itinerante onde François, o carteiro, descobre um filme sobre os correios na América. Cobrado por toda a aldeia, ele passa a trabalhar ao “estilo americano”. Jacques Tati estabelece uma visão crítica e bem-humorada sobre o poder da imagem técnica sobre as culturas tradicionais.

 

*Assessoria Ed Junior

Foto destaque: divulgação

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: