Por que vale a pena de visitar o Memorial do 11 de Setembro, em Nova York

memorial do 11 de setembro

O Memorial do 11 de Setembro, em Nova York, é uma construção em homenagem ao mais famoso atentado terrorista do mundo. Em inglês, é chamado de National September 11 Memorial & Museum. Está localizado onde ficavam as torres do World Trade Center nos Estados Unidos, destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001.

Em agosto de 2006, começaram a construção do memorial. Houve uma competição para definir quem seria o arquiteto do projeto e o ganhador foi o israelo-estadunidense Michael Arad, da Handel Architects. Trata-se de um parque com árvores e duas piscinas quadradas, nos locais onde estavam as torres. Nas piscinas, águas jorram das bordas para dentro o tempo todo, num design moderno, mas que inspira a reflexão. A obra foi inaugurada 10 anos após o ataque, em 11 de setembro de 2011.



memorial-do-11-de-setembro

O Memorial do 11 de Setembro é uma instituição sem fins lucrativos, que visa a manutenção da memória das vítimas. Além do parque, uma torre foi erguida no local. A chamada Freedom Tower abriga o ONE World Observatory, um mirante do sul de Manhattan. Todo o Financial District pode ser avistado do topo, assim como o Brooklyn e a famosa ponte que liga os dois bairros. Em Nova York, há outros famosos mirantes da cidade, como o Empire State Building, que está no meio da ilha de Manhattan e o Top of the Rock, próximo ao Central Park. Portanto, os três são dignos de visita.

A Freedom Tower é o prédio mais alto de Nova York. Um símbolo de resistência após o famoso ataque. Muitas pessoas criticaram a construção do Memorial do 11 de Setembro, por acharem que esse seria um lugar de energia negativa, ou de falta de respeito com as vítimas. Claro, há também teorias (não comprovadas) de que o evento de 2001 sequer foi um atentado. Teria sido orquestrado pelo próprio governo americano para justificar sua Guerra ao Terror. Para visitar o mirante, é possível adquirir o ingresso pela internet, ou no local, mas é preciso chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado, pois há procedimentos de segurança antes de subir no elevador.



memorial-do-11-de-setembro-3

Ao todo, foram 2.983 vítimas, contando os passageiros e tripulantes dos voos comerciais que atingiram as torres e os trabalhadores do resgate. Uma sobrevivente ilustre permanece de pé no memorial. É a pereira encontrada nos escombros que foi replantada no local. O museu do memorial conta com mais de 10 mil peças, incluindo inúmeros destroços do avião, dos carros de bombeiros e dos prédios.

Conspiracionistas ou não, todos têm um bom motivo para visitar essa cicatriz no coração de Nova York.

 

Leia mais Destinos de cinema para curtir a 7ª arte pelo Brasil



Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: