Pontos turísticos em Buenos Aires para amantes da literatura

Buenos Aires é conhecida por ser a cidade com maior número de livrarias por habitantes. Seu reconhecimento é internacional quando relacionado à paixão aos livros, café, futebol e tango. A devoção aos livros é vista com naturalidade, pois o lugar tem grandes escritores de diferentes épocas com reconhecimento internacional como Jorge Luis Borges, Ernesto Sábato, Julio Cortázar, artistas que passaram por diversos gêneros e construíram a intelectualidade do país. Devido à diversificada e ampla área na capital Argentina voltada às livrarias, selecionamos os pontos turísticos de Buenos Aires para amantes de literatura com as principais e mais importantes livrarias do país, para você coloca-las na sua lista de lugares que deve ir.
El Ateneo foi considerada a segunda livraria mais bonita do mundo segundo o The Guardian, com sua arquitetura clássica possuindo mais de 120 mil livros e mais de 10 mil CDs. Com a herança arquitetônica de um teatro do século XX, o aproveitamento favoreceu na instalação da livraria que viria ser a de maior renome atualmente. Com serviços voltados também à gastronomia e um café que se localiza no palco, ainda possui alguns artefatos do teatro que foram adaptados para visitação.
Walrus Book possui mais 4 mil exemplares de livros em inglês. A livraria é voltada para o contemporâneo, dando aulas para quem pensar em se tornar escritor, além de outros cursos direcionados para alguns escritores de renome. Eles têm cópias de livros novos e usados voltados a filosofia, história, religião, arte.
A Líbreria de Ávila é pioneira na cidade desde o século XVIII, funcionava como uma loja que vendia de tudo um pouco, principalmente livros, e foi a catalisadora de informações da cidade antigamente com notícias que vinham do exterior. Hoje quem a possui é Miguel Ávila, que em 1993 reformou-a por completo, mas deixando resquícios de sua história.
Clásica y Moderna, café-livraria criado em 1938, oferece várias opções de serviços não somente voltada para a literatura, como shows. O local oferece performances ao vivo de música folclórica, jazz, bossa nova e tango e que hoje é referência do mundo cultural e literário portenho. Parada obrigatória para quem aprecia a literatura local, ‘Clásica y Moderna’ é sinônimo histórico da arte literária do país.
Avenida Corrientes é o lugar repleto dos mais variáveis estilos literários com raridades, clássicos da literatura, e diversos tipos de leitura que atendem a todos os tipos de gostos. Uma avenida inteira repleta de cultura e até livrarias com temas específicos voltadas a psicologia cinema etc.
*Isabelle Vasconcelos/estagiária sob supervisão
Fotos: divulgação
Leia também: Conhecemos a Padoca do Maní, da chef Helena Rizzo, em São Paulo
Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!
Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3