Saiba o que rola na sua cidade!

PMCG: Passeio Ciclístico no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No próximo sábado, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para celebrar a data, a Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista e Portadora de Doenças Raras da OAB/CG, realizará um Passeio Ciclístico, com largada de frente à sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Público (STTP), com a participação de centenas de ciclistas.



Também chamado de “Pedal Azul”, numa alusão à cor símbolo do Autismo, o Passeio Ciclístico terá início às 15h e percorrerá várias ruas de Campina. A programação inclui ainda Mini Trio com a participação dos cantores Thayanne Santos e Erick Silva, Banda, Parque de Diversão, distribuição de água, além do sorteio de bicicletas.

Para participar, os interessados podem efetuar a inscrição até o dia do evento, no site www.sttp.campinagrande.br/passeio_autismo.

Para Livia Sales, coordenadora de Saúde Mental do Município, o evento é mais uma oportunidade de lembrar a importância dessa data, que abre oficialmente o mês dedicado à causa Autista. “Por isso, muito mais do que um momento de lazer, é também um momento para refletirmos sobre a inclusão social, que tem sido uma das principais bandeiras da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima”, declarou a coordenadora.



Sobre o Autismo

A autismo é o transtorno no desenvolvimento neurológico da criança, que gera alteração na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade.

Pessoas com autismo podem apresentar algumas características específicas, como manter pouco contato visual, ter dificuldades para falar ou expressar ideias e sentimentos e ficar desconfortáveis em situações sociais, além de poderem apresentar comportamentos repetitivos, como ficar muito tempo balançando o corpo para frente e para trás, por exemplo.

É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim um modo diferente de se expressar e reagir que, apesar de não ter cura, não se agrava com o avanço da idade. No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão a qualidade de vida e a autonomia da pessoa.

Textos: Codecom CG Imagem: Jo Wiggijo



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: