Saiba o que rola na sua cidade!

OSJPB abre temporada 2019 com ‘Pompa e Circunstâncias’

A execução de “Pompa e Circunstâncias 2”, do compositor inglês Edward Elgar, vai marcar a abertura da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) nesta quinta-feira (25), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, com entrada gratuita. A regência será do maestro Luiz Carlos Durier. “O grande destaque são as obras que serão tocadas pela primeira vez aqui em João Pessoa”, disse o maestro, explicando que Pompa e Circunstâncias 2 será apresentada neste concerto, já que a mais conhecida pela população é a marcha número um.

O concerto terá como solista o jovem oboísta Giovanni Martins, que iniciou sua carreira musical em Minas Gerais e atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. O músico venceu o Concurso Nacional de Palhetas Duplas, realizado em setembro de 2017, no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“É com grande alegria que nós da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba iniciamos a temporada de 2019. Essa temporada vai ter a participação de Giovanni Martins, vencedor do Concurso Nacional de Palhetas Duplas e esse concerto é como um prêmio para ele”, disse Luiz Carlos Durier. “Além de Giovanni”, completou o maestro, “terão os solistas da orquestra jovem que, através de concurso foram selecionados para fazer parte do programa como solistas. Essa é uma atividade muito interessante porque os alunos se submetem em audição para compor o programa do ano que a gente está desenvolvendo”.



Durier destacou o trabalho diferenciado da OSPB. “A orquestra jovem tem um objetivo muito claro que é o desenvolvimento artístico, técnico e musical dos alunos que anualmente fazem uma seleção através de uma audição pública.Esse trabalho tem dado muito certo porque nós, que fazemos a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sempre buscamos a excelência”, ressaltou.

O maestro destacou ainda a importância das músicas escolhidas para este concerto de abertura. “O programa é bastante interessante, porque nós estamos trazendo obras que nunca foram tocadas aqui na Paraíba e essas obras têm como meta o desenvolvimento deles, onde se aprende a tocar em conjunto, onde se aprende a ouvir e entender todo o texto musical através das frases e o diálogo musical inserido no assunto”.

OSJPB_3º-concerto_14.06
Foto: Thercles Silva

Após a abertura com a obra “Pompa e Circunstâncias, Op. 39, Marcha nº 2”, de Edward Elgar (1857-1934), o oboísta Giovanni Martins sobre ao palco para executar, junto aos jovens músicos da orquestra, o “Concertino para Oboé e Orquestra, Op. 18”, composição do alemão Ernst Klughardt (1847-1902). A “March Joyeuse”, do compositor francês da era romântica, Emmanoel Chabrier(1841-1894), vem em seguida.

Após o intervalo, será a vez do público conferir a composição do francês André Messager (1853-1929), “Suíte do Ballet LesDeuxPigeons (Os Dois Pombos)”, com os movimentos Entrada dos Ciganos, Passo dos Dois Pombos, Tema e Variações, Divertimento, Dança Húngara e Finale.

Para encerrar essa primeira noite de concertos do ano, a orquestra jovem vai executar “Duas Danças Indígenas (Dança dos Cervos, Dança da Guerra)”, Do compositor americano Charles S. Skilton (1868-1941).

“A Macha Joyeuse é linda, alegre e muito empolgante”, disse Durier. “E as Duas Danças Indígenas nos remete à música étnica dos índios americanos. Isso é importante para que povo saiba o valor da música em si e que qualquer música pode se apresentar como música de concerto, com boa e eloquente orquestração. Essas duas músicas encerrarão o concerto justamente por isso. Essa talvez, junto com concerto de oboé, desconhecido de muitos oboístas, seja o grande destaque da noite. A Jovem tem essa característica de apresentar sempre repertório inédito,com um ponto fundamental: a beleza”, finalizou o maestro.

 

Próximos Concertos

A OSPB Jovem volta a se apresentar na Sala de Concertos Maestro José Siqueira nos dias 23 de maio e 20 de junho. As datas agendadas para apresentações da Orquestra Sinfônica da Paraíba são 16 de maio e 13 de junho, também no Espaço Cultural.

 

Serviço

1º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Dia: 25/04/2019 (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, João Pessoa

Entrada gratuita

 

*Secom Paraíba

Foto destaque: Divulgação

 

Leia também: Festival de Dança da Estação Cabo Branco acontecerá neste sábado e domingo

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

 

%d blogueiros gostam disto: