Saiba o que rola na sua cidade!

Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto com música popular nesta quinta

orquestra sinfônica jovem

Quem for ao concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba nesta quinta-feira (20) vai conferir um repertório divertido e dançante, além de uma estreia paraibana. O 3º Concerto Oficial da Temporada 2019 da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do clarinetista Talles Ian Cipriano como solista. A entrada é gratuita.

Uma composição brasileira vai abrir o concerto. É “Salve Salvador”, de autoria de Wellington das Mercês (1973), trompetista baiano que tem feito arranjos de várias canções da MPB e de artistas consagrados como Tom Jobim, Ivan Lins, Moacir Santos e Djavan, dentre outros.

O clarinetista Talles Ian sobe ao palco em seguida para, junto aos músicos da Orquestra Jovem, executar o “Concertino em Mi bemol Maior para Clarinete e Orquestra, Op. 26”, do alemão Carl Maria von Weber (1786-1826), barão, compositor e diretor de ópera da Holsácia na transição da música clássica à romântica.



A música mexicana estará presente no concerto com “Huapanga”, a obra mais conhecida do compositor José Pablo Moncayo (1912-1958), que foi diretor da Orquestra Sinfônica Nacional da Cidade do México e membro do Grupo dos Quatro, que se dedicou a escrever música que refletia o espírito nacional mexicano, recorrendo a melodias, ritmos e harmonias típicas da música popular mexicana.  A alegria continua com “As Danças Sinfônicas, Op. 64”, do norueguês Edvard Grieg (1843-1907), um dos mais célebres compositores do período romântico.

“O concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, em seu repertório, está bastante divertido. Faremos música popular brasileira, aquela oriunda da Bahia, que ressalta os valores da terra, do Estado da Bahia, principalmente de Salvador, as suas belezas e as suas virtudes”, explicou Luiz Carlos Durier.

O maestro destacou uma obra especial, que vai ser uma estreia paraibana. “É a música do compositor mexicano José Pablo Moncayo, que tem como título Huapango. É uma música muito interessante, muito dançante, que é a tônica de todo o concerto, que encerra com As Quatro Danças Norueguesas, de Grieg. Também estaremos apresentando o solista Talles Ian, que vai tocar um concerto para clarineta. Então, estamos todos muito contentes de dar seguimento à temporada da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, apresentando os solistas da própria orquestra”, finalizou.

Fonte: Secom-PB

Foto destaque: Thercles Silva

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: