O músico FurmigaDub iniciará filmagens do documentário sobre artistas paraibanos

FurmigaDub

De 15 a 18 de dezembro, o produtor musical paraibano Fabiano Formiga dá início ao projeto FurmigaDub e Seu Bando, selecionado no programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, com a gravação de quatro mini documentários, cada um sobre um mestre da cultura popular resgatado por ele, contando a história de vida desses personagens, o processo criativo deles, o envolvimento com a música e a cultura popular, a importância deles para a comunidade em que vivem e na constituição da memória e identidade das pessoas.

A primeira parada é em Monteiro, no dia 15, para gravação com Totonho, cantor e compositor que nasceu nessa cidade, conhecida como a terra dos repentistas, universo que está presente em suas canções. No dia 16, é a vez de encontrar a Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola localizada na zona rural do município de Alagoa Grande, que teve músicas remixadas por FurmigaDub. No dia 17, grava em Campina Grande com Anita Garyballdi, artesã paraibana que vende bonecas em feiras e que ganhou as pistas dentro e fora do Brasil com a música “Ainda Dapadá”. As filmagens se encerram em João Pessoa no dia 18 com Marinho, mais um mestre descoberto e gravado por FurmigaDub.



FurmigaDub é o encontro da cultura popular nordestina com a música eletrônica contemporânea. Desde 2011, Furmiga vem usando seu conhecimento musical para estabelecer uma ponte entre os ritmos que cresceu ouvindo, como ciranda, caboclinho e baião, e as batidas da cada vez mais efervescente bass music. Além de compor suas próprias músicas, Furmiga é responsável por resgatar e gravar canções de mestres da cultura popular nunca gravados, ajudando a preservar e difundir esses trabalhos tão únicos da cultura brasileira.

Dentro do projeto contemplado pelo Rumos, ainda haverá a criação e produção de um site que sirva para a documentação e divulgação do trabalho do artista e a circulação dessa produção através da realização de um show em João Pessoa, ainda em data a ser definida.

 

*Assessoria Juliana Figueiredo 

Foto destaque: divulgação

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

 

%d blogueiros gostam disto: