O documentário Oceanos de Plástico vai abrir sua cabeça como um machado

oceanos de plástico

Um material barato, resistente e duradouro: eureca! O plástico revolucionou o mundo por tornar a produção de bens muito mais rápida e em larga escala. Ele está nos carros, na aeronáutica, na indústria farmacêutica e até na sua pasta de dente, como micropartículas esfoliantes. O plástico está mesmo em todo lugar. Por ser extremamente barato e lucrativo, ele empestou o mundo inteiro! No documentário Oceanos de Plástico, vemos que ele está também no estômago de 90% das aves marinhas do mundo, nas regiões abissais do mar e na costa de ilhas remotas.

Há uma grande mentira que nos contaram sobre o plástico “descartável”: não existe “descartável”. E não é que essa ideia seja uma descoberta recente, o estudioso de química Antoine Laurent Lavoisier já disse no século XVIII que “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. O problema do plástico é que ele se quebra em pedaços minúsculos, do tamanho do plâncton, pequenos organismos dos quais se alimenta boa parte da fauna marinha. Fica muito fácil os animais comerem plástico junto do plâncton. Esse material é tóxico para os animais. No caso das tartarugas, por exemplo, um gás é liberado em seu corpo, de modo que elas não conseguem mergulhar muito fundo para caçar.



oceanos-de-plástico-2

Todo o plástico já produzido ainda está na natureza, especialmente no mar. Seja na forma de uma “névoa” de micropartículas de plástico, ou em pedaços grandes o suficientes para prender nadadeiras de animais ou serem confundidos com comida. Se não pararmos de utilizar plástico indiscriminadamente e se não encontrarmos uma forma de tornar o descarte menos agressivo ao meio ambiente, logo teremos um colapso. A Plastic Ocean Foundation é uma organização britânica que organizou a produção do documentário Oceanos de Plástico, dirigido por Craig Leeson.

Lançado em janeiro de 2017, a produção já foi exibida em cinemas de mais de 70 países e transmitida no iTunes, Amazon e Netflix. Está disponível em mais de 15 idiomas diferentes. Oceanos de Plástico é bem completo. Mostra o efeito da poluição por plástico em várias esferas, nos animais, nas comunidades litorâneas e na saúde do ser humano. Muitos especialistas e pessoas de comunidades afetadas falam sobre suas experiências com essa crise. Não dá mais para achar que aquele milkshake inocente não vai ter um impacto real na natureza. Talvez a gente possa mudar alguns hábitos, mas com certeza os animais precisam parar de comer plástico.

 

Leia mais Pare tudo e veja o documentário Quanto Tempo o Tempo Tem, na Netflix



Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: