Saiba o que rola na sua cidade!

Fundação Casa de José Américo homenageia o cordelista Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros

A Fundação Casa de José Américo promove uma vasta programação, dedicada ao Cordel, nesta sexta-feira (23), das 9h às 17h. O grande homenageado é o patrono número um da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, o paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado um dos mais importantes poetas populares do Brasil, símbolo da Literatura de Cordel Brasileira. A programação terá atividades artísticas, palestras, lançamentos e mesa-redonda.

A abertura ocorrerá às 9h, com apresentação musical de Paulo Alcântara do Nascimento, seguida da saudação do presidente da Fundação Casa de José Américo aos participantes. O cordelista Nélson Barbosa de Araújo ministrará a palestra “Leandro Gomes de Barros – Pioneirismo e Genialidade”.

Na sequência, participação especial da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com apresentações culturais. Logo após, a professora Socorro Aragão abordará o tema “O cultural e o social na literatura de cordel”. As atividades da manhã encerram com o lançamento do Selo Personalizado Leandro Gomes de Barros, com o Cerimonial da Superintendência dos Correios na Paraíba e a apresentação do autor do desenho artístico do selo, o artista plástico Flávio Tavares.



A programação da tarde inicia às 14h, com participação especial da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e apresentações culturais. A seguir, a mesa-redonda “O cordel em debate”, mediada por Marco Di Aurélio, com abordagem dos seguintes temas: “O cordel no contexto educacional” (Maria de Fátima Barbosa), “A importância da literatura de cordel para a Folk comunicação” (Osvaldo Meira Trigueiro), “A Literatura de Cordel Patrimônio Cultural do Brasil” (Emanoel de Oliveira) e “O Cordel e a Literatura Brasileira (Aderaldo Luciano), tudo isso seguido de debates.

Haverá ainda o lançamento do livro “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa-grande com o menino de engenho”, da autoria de Cauby Dantas. O evento será encerrado com um Sarau Poético.

Leandro Gomes de Barros, paraibano de Pombal, nasceu dia 19 de novembro de 1865 e faleceu no Recife, no dia 4 de março de 1918.

*Secom-PB

Foto destaque: divulgação

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: