Filmes sobre política que vão abrir sua cabeça como um machado!

filmes sobre política

Tem quem torça o nariz só de ouvir a palavra “política” e tem até quem cometa a heresia de dizer que política não se discute. Mas ora, se discute sim! Para quem gosta de investigar essa área tão árida, é uma aventura descobrir como as coisas realmente funcionam. A verdade é que no nosso dia a dia, a maioria de nós escolhe não ver a parte ruim das coisas. Escolhe não pensar a respeito quando vê pessoas vivendo nas ruas, sobre a destruição do meio ambiente, sobre o sofrimento animal da indústria da carne, e por aí vai. Mas tudo isso faz parte da estrutura do mundo. Se você não é mais uma dessas pessoas que ignoram a realidade, sugerimos esses filmes sobre política pra te mostrar que o mundo não é cor de rosa.



A Queda – As Últimas Horas de Hittler (2005)

O filme, baseado em relatos reais da ex-secretária pessoal de Hitler, tornou-se um clássico. No longa, Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) consegue o emprego de secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) após impressioná-lo com o seu preparo. Era o fim da 2ª Guerra Mundial, quando os russos chegam a Berlim e Hitler está escondido junto com o auto escalão nazista num esconderijo anti-bombas subterrâneo. A secretária narra os últimos dias do líder nazista e nos mostra como é a miséria de um país derrotado numa guerra.

 

Dr. Jivago (1965)

Esse é um ótimo filme para entender como era a Rússia na época da Revolução Russa. Yuri Zhivago (Omar Sharif) é um médico e poeta que fica órfão ainda jovem e vai para Moscou. Lá casa-se com Tonya (Geraldine Chaplin), de família aristocrata, mas acaba tendo um caso com Lara (Julie Christie), uma enfermeira. Lara sofreu um estupro antes da revolução cometido por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político que já tinha tido um envolvimento com a mãe de Lara. Tempos depois, casou-se com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), um revolucionário. A história é narrada por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), meio-irmão de Yuri, que procura a sobrinha, filha de Jivago e Lara.



Jardineiro Fiel (2005)

Esse filme mostra algo que parece ficção, mas que acontece bastante mundo afora. O assassinato de uma ativista (Rachel Weisz) no Quênia faz com que seu marido, Justin Quayle (Ralph Fiennes), decida investigar por si só como isso aconteceu. Ele é um diplomata inglês que vive no meio da alta política internacional e sua esposa é uma ativista que procura desvendar os bueiros dessa política suja, longe dos salões de reunião. Mas quando a mulher é assassinada, ele se vê obrigado a reconhecer a existência desse sub mundo.

 

Amor Sem Fronteiras (2004)

Essa é outra chinelada na nossa cara! Sarah Jordan (Angelina Jolie) é uma socialite casada com Henry Bauford (Linus Roache), herdeiro de um império empresarial nos Estados Unidos. Ela conhece Nick Callahan (Clive Owen), um médico que trabalha em causas humanitárias na África. Sarah decide ajudá-lo e arrecada dinheiro para comprar medicamentos e comida para refugiados na Etiópia. Ela faz questão de viajar até lá para entregar as doações. Lá, longe dos carros com ar condicionado, supermercados com comida embalada e do álcool gel, ela vê o sofrimento do povo etíope de perto. Nós somos muito iludidos pelos confortos do nosso mundo, mas a verdade é que tem gente pagando caro pelo nosso conforto.



Snowden – Herói ou traidor (2016)

Esse filme vai fazer você ficar paranoico com tecnologia. Ele mostra o que o ex-funcionário da Agência de Segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) denunciou ao mundo. Snowden divulgou documentos e concedeu entrevistas contando como o governo norte-americano tem acesso a qualquer coisa que exista na internet. Isso implica que eles espionam livremente quem quiserem: chefes de estado, cidadãos estrangeiros e americanos. O escândalo chocou os norte-americanos que, na lista de pessoas que são anestesiadas pelos delírios do capitalismo, são as primeiros lugares. Os estadunidenses são fascinados pelo seu país e não consideram os EUA imperialistas.

 

Leia mais Filmes sobre futebol para entrar no clima da Copa do Mundo

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3