Expresso do Oriente: o trem mais glamouroso do mundo

expresso do oriente

Quem gosta de romances policiais já conhece o Expresso do Oriente como palco de um assassinato num dos livros mais famosos de Agatha Christie. Trata-se do mais famoso trem de luxo do mundo. Ele esteve em funcionamento entre 1883 e 2009 e passou por diversas dificuldades financeiras na época das Grandes Guerras Mundiais. Por isso mesmo seu percurso mudou várias vezes, mas ele nunca deixou de ser símbolo de ostentação.

Nos séculos XIX e XX, quem queria fazer uma viagem de Paris a Istambul, sem abrir mão do conforto, embarcava no Trem de Constantinopla operado pela Compagnie Internationale des Wagons-Lits. Com o tempo, ele ficou conhecido como Expresso do Oriente por ligar as principais cidades europeias à Istambul, que era porta de ligação para o mundo oriental.



expresso-do-oriente1
Imagem do trem Venice-Simplon Orient Express

Georges Nagelmackers foi o filho de banqueiro que sonhou com a criação de um trem que cruzasse o continente europeu. Para a época, era um sonho ousado. As primeiras viagens duravam pouco mais de 80 horas, mas os passageiros desfrutavam do conforto de um hotel dentro das cabines e no vagão-restaurante.

Muitas companhias tentaram usar a fama do Expresso do Oriente para se sobressair, fazendo viagens com itinerários semelhantes. Atualmente, o trem original não trafega mais, mas é possível visitar alguns de seus vagões restaurados. Para quem quer viver uma experiência parecida, a Venice Simplon Orient Express promove viagens por várias cidades da Europa, com muito requinte.

expresso-do-oriente2
Imagem do trem Venice-Simplon Orient Express



Os vagões da Venice-Simplon são decorados como o estilo das décadas de 1920 e 1930. Os passageiros dispõe de três vagões-restaurantes e um bar com piano. O serviço de bordo funciona 24h. Tanto as cabines quanto as suítes têm camas que viram salas de estar durante o dia.

Na viagem clássica de Paris a Istambul, os passageiros vivem uma experiência de 6 dias a bordo do trem e em passeios pelas cidades de Bucareste, Budapeste e Istambul. O pacote inclui refeições preparadas por chefs franceses, hospedagem em hotéis nas paradas, passeios especiais e almoço num cruzeiro no Rio Danúbio. O pacote mais barato custa, em libras, £ 7.104, por pessoa em cabine dupla. Para ficar nas suítes maiores, cada passageiro paga pelo menos £ 16.535 libras.

expresso-do-oriente3
Imagem do trem Venice-Simplon Orient Express



Leia mais Trem da Itália: um roteiro pela história paulista

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3