Saiba o que rola na sua cidade!

Estação Cabo Branco recebe a exposição “Aves e Evolução”

Através de uma parceria com o Museu Câmara Cascudo, de Natal-RN, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, recebe a exposição “Aves e Evolução – Uma perspectiva histórica”, do artista Rafael Nascimento.

“Aves e Evolução” apresenta o tema por meio do trabalho do biólogo e designer paulistano Rafael Silva do Nascimento, que consiste numa série de ilustrações de grande primor artístico e rigor científico, feitas originalmente em aquarela, representando espécies de aves que tiveram participação direta ou indireta em capítulos históricos, instigantes e reveladores para nosso entendimento sobre a evolução da vida na Terra.



Além da galeria de ilustrações do biólogo e artista, a exposição conta com outras peças e recursos didáticos: uma coleção de aves taxidermizadas (técnica conhecida popularmente como “empalhamento”), e a réplica de um dos mais famosos fósseis já descobertos, o Archaeopteryx – animal extinto, datado com cerca de 150 milhões de anos. Seu fóssil preservou nítidas impressões que mostram que este animal possuía asas e o corpo coberto de penas, assim como as aves, mas também apresentando garras nas mãos, cauda óssea longa e dentes, como um réptil.

A exposição, exibida pela primeira vez em 2014 no XXI Congresso Brasileiro de Ornitologia, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e posteriormente em Natal-RN, no Museu Câmara Cascudo-UFRN, já está aberta ao público no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco, ficando em cartaz até o final de janeiro.



O artista – Rafael Silva do Nascimento é biólogo e designer gráfico, atualmente mestrando no programa de pós-graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, onde desenvolve seu projeto de catalogação e revisão das aves fósseis brasileiras (com foco na taxonomia e na história da ciência).

Por Marília Mesquita / Fotos divulgação



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: