Saiba o que rola na sua cidade!

Estação Cabo Branco abre exposição sobre astronomia em homenagem ao professor Marcos Jerônimo

Estação Cabo Branco

“O Homem e o universo – 50 anos de vida dedicada à astronomia” é o nome da exposição científica aberta neste sábado (22), na rampa do prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O horário de visitação é de terça a sexta-feira de 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 10h até 19h, com entrada aberta ao público de todas as idades.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 20 de janeiro, foi idealizada pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), em parceria com a Estação Cabo Branco para homenagear o professor de astronomia, Marcos Jerônimo, também servidor da casa, que há 50 anos dedica sua vida a pesquisa, estudo e observação dos astros e planetas.

A exposição é composta de fotos, reportagens, instrumentos de observação astronômica, objetos de pesquisa e pessoais do professor Marcos Jerônimo, que é natural de João Pessoa (PB) e que se interessa pela astronomia desde 14 anos de idade. O presidente da APA, Marcelo Zurita, comentou que a homenagem é mais que justa a uma pessoa que tem muitos serviços prestados à ciência, conhecimento e para astronomia.



“Diferentemente de outras profissões, completar 50 anos de contemplação do céu é muito gratificante visto que, sempre se tem novidades para se observar e contribuir com registros de dados científicos, além de partilhar esses conhecimentos com colegas e novos adeptos da ciência astronômica”, comentou o professor Marcos Jerônimo, que disse está lisonjeado com a homenagem, pois assim o faz refletir sobre o caminho que percorreu e as contribuições que ainda poderá dar na área.

Sobre o professor – Marcos Jerônimo Roque Barreto é geógrafo, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É astrônomo amador há 50 anos, que se completará em 2019. É o diretor técnico e científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA), com especialização em direito ambiental, pela Faculdade Francisco Mascarenhas, atual FIP/FAP e em ensino de astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo, e coordena desde 2010 o Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Ele tem participado de vários trabalhos científicos como o eclipses do Sol e da Lua; fenômenos relativos aos satélites de Júpiter; cometas; estrelas variáveis; ocultações de estrelas ou planetas pela Lua; ocultações de estrelas por planetas ou asteróides; dicotomia dos planetas Vênus e Mercúrio; Chuva de meteoros; impactos lunares por meteoroides; atividades solar em manchas; índice de nebulosidade da cidade de João Pessoa; desenvolvimento de materiais e instrumentos para astronomia.

 

*Adriana Crisanto/Secom-JP

Foto destaque: Dayse Euzebio

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

 

%d blogueiros gostam disto: