Esportes e exercícios físicos ajudam no desenvolvimento das crianças!

Estimular os pequenos a movimentar o corpo, assim como a praticar esportes desde os primeiros anos de vida, é o primeiro passo para uma vida saudável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 41 milhões de crianças menores de 5 anos estão obesos ou acima do peso ideal.



O pediatra cooperado da Unimed João Pessoa, Cláudio Orestes, destaca que as atividades aeróbicas são ideais, pois fortalecem o pulmão e auxiliam o desenvolvimento. “São indicados esportes interativos e em equipe, que favorecem a relação entre as crianças. Hoje, muitas delas são filhas únicas e moram em apartamento, o que gera muita ansiedade e irritabilidade. Por conta disso, acabam descontando na alimentação, o que aumenta a possibilidade de obesidade”, explica.

A Sociedade Brasileira de Pediatria indica 60 minutos de atividade física por dia. O pediatra sugere a natação para quem tem problemas respiratórios, caminhadas e até mesmo passeios de bicicleta como opções para tirar os pequenos do sedentarismo, assim como treinos com elementos lúdicos. “É uma excelente prática, onde a criança se diverte e se exercita”, recomenda.



Exercícios divertidos – O professor de educação física Claudney Forte, que integra a equipe multiprofissional de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, destaca que, a partir de três ou quatro anos de idade, já é possível praticar algum esporte ou até mesmo treino funcional. “O circuito vai variando. Os exercícios são feitos para melhorar a capacidade física e também o aprendizado motor”, diz ele, que realiza treinos com crianças.

O professor explica que o ideal é fazer um circuito com movimentos que sejam voltados para a flexibilidade e divertidos para o aprendizado, com inclusão de brincadeiras como “vivo-morto” e “amarelinha”. “Não pode ser monótono. Tem que ser voltado para a recreação”, destaca.



Cuidados – Para realizar o treino, Claudney orienta que as crianças devem usar tênis e roupas confortáveis; o espaço deve estar sem objetos que possam causar acidentes; além de seguir todos os protocolos de segurança para prevenção da covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel 70%. Além disso, deve-se evitar exercícios de alto impacto.

Por Kamyla Mesquita – Assessoria & Comunicação / Foto Divulgação



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