Saiba o que rola na sua cidade!

Espaço Cultural recebe pela primeira vez em João Pessoa a Cia Burlesca

Espaço Cultural

Santa Dica é o mote do premiado espetáculo Bendita Dica, voltado para todos os públicos. Atores, música e bonecos estão em cena para contar a história de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica, poderosa líder comunitária que criou em Lagolândia, na região de Pirenópolis-GO, entre os anos 20 e 30, uma grande comunidade que dividia a terra por igual e construiu um cotidiano baseado nos princípios de igualdade, solidariedade e produção coletiva.

Em Bendita Dica, a narrativa vai desde sua fama nos sertões atraindo cada vez mais seguidores, passa pela perseguição por parte das autoridades insatisfeitas com suas atitudes revolucionárias, evoca seu dom em conversar com anjos, e o episódio conhecido como O Dia do Fogo. Com direção de Mafá Nigueira e atuação de Julie Wetzel, Lyvian Sena e Pedro Caroca.

O espetáculo discute por meio da história de Santa Dica dois pontos cruciais de nossa sociedade: a questão da posse da terra e do poder. Tratar do direito à posse da terra é hoje fundamental, num momento em que se trava uma guerra no campo, guerra essa que a mídia a serviço do latifúndio insiste em esconder.

A dramaturgia foi construída coletivamente, a partir de pesquisa bibliográfica, filmográfica, e também de relatos de moradores de Lagolândia-GO ouvidos pelo elenco. Os atores além de interpretar os personagens na história, manipulam bonecos tanto com Bunrako (técnica japonesa), como mamulengo (fantoche nordestino).

Desde sua estreia em 2016, o espetáculo já realizou mais de 100 apresentações no DF, GO, SP e RS, em festivais e eventos como o II Seminário Internacional Teatro e Sociedade; a 4a Conferência Nacional de Política paras Mulheres; 5º Festibra (Festival de Teatro para Infância de Brasília); o Festival dos IPÊS 2017; a Mostra Candanga de Teatro de Bonecos 2017; o 4º EVOÉTA (Festival do Dia internacional do Teatro e Circo); e o 6º FESTINECO (Festival de Teatro de Bonecos do Gama). Recentemente ganhou o Prêmio Sesc do Teatro Candango 2018 na Categoria Melhor Espetáculo Infantil.



Sobre a Cia Burlesca

O grupo realiza espetáculos teatrais e contações de histórias com estética cômica e satírica, suscitando reflexões sobre comportamentos caricatos da

sociedade, sob a ótica do Teatro Político de Bertolt Brecht e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. O diferencial do grupo é a pesquisa apurada na

narrativa, na dialética e na musicalidade, aprimorando sempre o trabalho do ator que resulta em espetáculos atentos à sensibilidade e às várias inteligências do público. O amplo repertório é inspirado em diversos aspectos da cultura popular, e aborda questões sobre os processos de exclusão, dando voz às minorias e aos oprimidos.

 

Serviço

Espetáculo Bendita Dica

Dia: 24 de março de 2019

Horário: Sábado, às 17h

Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho  

Ingressos: Entrada franca

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

 

*Companhia Burlesca assessoria 

Foto destaque: Rafael Passos

 

Leia também: Estação Cabo Branco abre inscrição para novas turmas de cursos básicos de violão

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: