Documentário The True Cost e o que há por trás da moda

Documentário The True Cost

Já notou que toda semana tem novidade nas grandes lojas de departamento? E essas modinhas? Pochete que vem, pochete que vai… Cordão de pendurar os óculos… Por que a moda é tão efêmera atualmente? Faz com que a gente compre um monte de itens de desejo por um preço acessível dividido no cartão da loja, use duas vezes até que caia de moda novamente. O documentário The True Cost, dirigido e roteirizado por Andrew Morgan, fala sobre o real custo da moda barata e rápida. O bombardeio de propaganda de moda gera uma demanda por peças de baixo preço, nas classes médias e baixas do Ocidente.

Com a globalização, ficou muito mais fácil para uma empresa contratar uma fábrica do outro lado do mundo para produzir suas peças. Qual a vantagem? Custo baixíssimo. Mas por quê não é possível produzir tão barato nos países desenvolvidos? Simples: eles têm leis que protegem o meio ambiente deles e os direitos humanos dos cidadãos deles. Fabricando roupas num país pobre, não há gastos com descarte sustentável de resíduos, nem com melhores condições de trabalho para os funcionários. Ah, e os salários? Três dólares por dia. Mas não se iluda: se a peça é vendida por trinta centavos à empresa contratante, quantas roupas você acha que um funcionário tem que costurar por dia pra “valer a pena” pro seu patrão?



foto1
Cena do documentário The True Cost: a mãe não tem com quem deixar o filho e leva para a fábrica

Sabe aquelas viagens de compras em que nós nos deliciamos entre blusas de US$ 3 ou us$ 4? Já parou pra pensar quanto o produtor de algodão ganhou por aquela peça? Mas é claro, ele ganha pela quantidade de algodão que vende. É muita roupa sendo vendida no mundo. Então, chegamos no x da questão. As fast fashions, ou seja, as lojas de departamento que vendem roupas atualizadas com as tendências, a baixo preço e de baixa qualidade incentivam o consumo fazendo seus clientes terem a sensação de que precisam acompanhar o ritmo da moda. As pessoas compram montes de roupa e descartam todo ano. Tecido que vai poluir o meio ambiente.

foto2
Cena do documentário The True Cost: muitas pessoas das comunidades em volta das fábricas têm doenças geradas pela poluição

Do outro lado do mundo é onde fica o custo real, como mostra o documentário The True Cost (disponível na Netflix). Onde pessoas trabalham e morrem em fábricas insalubres, rios são poluídos pelos químicos da indústria têxtil e produtores de algodão se suicidam por não conseguir negociar preços mínimos para a colheita. Lançado em 2015, continua sendo muito atual. Vale a pena ver e repensar os seus padrões de consumo. Como sugestão, nós achamos uma boa ideia comprar roupas de boa qualidade, de material sustentável e de produção local. Assim você usa poucos produtos, de boa procedência, e ainda mantém o dinheiro na sua comunidade.

 

Leia mais 5 passos para cuidar melhor de si mesmo (e da sua saúde mental)



Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: