Decoração: a técnica Montessori de decorar o quarto do bebê

Larissa Rodrigues*

 

Uma das primeiras preocupações que os pais têm durante a gravidez é com o quarto para receber o novo integrante da família. É um momento especial a escolha de cada detalhe. Mas quanto mais a gente pesquisa, mais descobre a infinidade de cuidados a serem tomados com o bebê. Para os pais que estão querendo algo além de um quartinho bonito, existe uma técnica baseada no método Montessori.

foto3-3

Uma teoria desenvolvida pela médica e educadora Maria Montessori, que defendia a influência do ambiente na capacidade de livre expressão das crianças. A pesquisadora nasceu em 1870, em Chiaravalle, na Itália. Formou-se em 1896, como médica, e passou a trabalhar na Psiquiatria. Dra Maria Montessori envolveu-se no tratamento de crianças com necessidades especiais em uma escola especial para elas. Chegou a inscrevê-las numa competição italiana de educação, e para sua surpresa, suas crianças tiveram um desenvolvimento muito superior às que não tinham nenhuma dificuldade cognitiva e que haviam estudado em escolas tradicionais.



 

foto1-4

Investigando o motivo de suas crianças terem sido tão superiores às outras, apesar delas terem maiores obstáculos em virtude de suas dificuldades cognitivas, Dra Montessori chegou à conclusão de que as crianças da escola especial tinham se desenvolvido melhor devido às salas preparadas para estimula-las. Uma série de objetos eram dispostos na altura das crianças para que elas pudessem sentir e se desenvolver adequadamente.

Essa descoberta foi tão importante, que já influenciou muitas escolas pelo mundo. Chegou também na decoração. A ideia é transformar o quarto dos meninos e meninas num lugar que estimule seu aprendizado através dos sentidos.



 

foto2-3

Sendo assim, a mobília deve ser menor, para que eles possam alcançar. Também devem estar disponíveis brinquedos e atividades estimulantes. Isso vai ajudá-los a se tornarem mais independentes. Roupas e sapatos precisam estar à mostra, para que os pequenos possam pegar e vestir sozinhos. Espelhos são importantes para que eles vejam seu próprio reflexo.

Leia também:

6 Instagrams de decoração para seguir e se inspirar!

Decoração: como organizar a casa para um jantar romântico

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: