Crítica: o filme Cara Gente Branca é um soco no estômago da sociedade contemporânea

filme cara gente branca

O filme “Cara Gente Branca”, que inspirou a série homônima da Netflix, é um um soco no estômago da sociedade contemporânea. Em tempos de discussões sobre racismo e apropriação cultural, a produção nos mostra que os conflitos raciais estão ainda bem vivos mesmo em instituições de ensino superior.

Quando estudantes brancos da universidade fictícia de Winchester decidem fazer uma festa de Halloween onde as pessoas deveriam se vestir de negros, os conflitos e tensões por muito tempo jogados para debaixo do tapete ficam claros. A festa é uma consequência da vitória de Sam White, militante do movimento negro da universidade, à presidência da irmandade Armstrong/Parker, onde os estudantes negros do campus vivem. Após questionar regras que por muito tempo foram aceitas por todos em silêncio, Sam acaba incomodando aqueles que detém o poder na instituição.


A produção toca em pontos profundamente pertinentes nos dias atuais. Até onde vai a liberdade de expressão e começa o preconceito? A festa retratada no filme foi inspirada em um evento semelhante realizado por estudantes brancos da Universidade da Califórnia, em San Diego. Na ocasião, os organizadores convidaram de forma pejorativa estudantes brancos a se vestirem com “correntes, roupas baratas e dentes de ouro”. Em ambas as festas, real e ficcional, pessoas brancas praticaram o blackface (pintar o rosto para simular ser uma pessoa negra) e usaram fantasias de traficantes, associando a população negra a práticas criminosas.

“Cara Gente Branca” nos mostra de forma satírica que as atitudes muitas vezes impensadas de pessoas brancas, mesmo pequenas, podem ter uma conotação completamente diferente e negativa para a população negra.

 

*Por Érica Rodrigues

 

Clique aqui para ler mais sobre cinema!

 

Confira o trailer da série homônima da Netflix:



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: