Cinema: 5 biografias de artistas para ver e se inspirar

Larissa Rodrigues*

 

Eu adoro ver biografias. Porque são reais. Não há tantas coisas fantásticas acontecendo, não há seres de outro planeta, são só pessoas como nós, que lutaram para ser quem são. Geralmente, quando vimos pessoas famosas, ou que conseguiram um grande patrimônio, temos o ímpeto de pensar que sempre foi assim, que elas sempre estiveram ali no topo. Isso faz com que a gente ache que não pode acontecer conosco. Aí você vê o filme, ou lê a biografia do sujeito e alá ele sofrendo pra pagar boleto, igual a nós mortais.

Mais ainda, eu adoro artistas. Eles são intensos, eles fervem, e isso se reflete na sua arte. A música, as telas, os livros, são tudo um espelho do que borbulha lá dentro. Por isso, fiz uma lista de 5 filmes inspiradores de pessoas que amaram, sofreram e criaram até as últimas consequências!

 

1 – Walt before Mickey (2014 – com Thomas Ian Nicholas)

walt

Apesar de toda dificuldade financeira, Walt Disney acreditava profundamente nos seus desenhos. Ele insistiu muito até fundar o império que existe hoje. A história de como ele encontrou o ratinho mais famoso do mundo é emocionante!

 



 

2 – Piaf – Hino ao Amor (2007 – com Marion Cotillard)

piaf

Numa época em que mulheres artistas eram completamente desmoralizadas, Édith Piaf, cantora francesa nascida em 1915, transformou toda a dificuldade de ter sido criada num bordel, de ter passado necessidade e de ter cantado na rua por alguns trocados, em um sucesso internacional. Hoje, ela é um mito da música.

 



 

3 – Magia além das palavras (2011 – com Poppy Montgomery)

magia

A escritora da série Harry Potter, pano de fundo da infância e adolescência de muitos jovens de vinte e poucos anos no mundo, viveu um relacionamento abusivo e passou necessidade com a filha. Se hoje o fenômeno mundial de Harry Potter lhe fez uma das mulheres mais ricas do planeta, foi às custas de muita perseverança. Essa história estava predestinada ao sucesso!

 



 

4 – Frida (2002 – com Salma Hayek)

frida

“Uma mulher à frente de seu tempo” é uma expressão clichê, mas representa exatamente o que Frida Kahlo significa até hoje. Ela transgrediu e transcendeu. Mostrou que sua arte era maior que seu corpo imobilizado por um acidente. Frida viveu intensamente suas paixões e suas cores.

 



 

5 – Coco antes de Chanel (2009 – com Audrey Tautou)

4

Órfã, abandonada pelo pai, Gabrielle Coco Chanel trabalhou em uma alfaiataria, cantou em cabarés e viveu de favor antes de se tornar uma das maiores estilistas de moda de todos os tempos. Suas peças modernas para a época hoje são clássicos atemporais no fashion design.

Larissa Rodrigues é desenhista do @be.my.type, internacionalista, mestranda de Relações Internacionais da UEPB, que adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: