Saiba o que rola na sua cidade!

Cearte realiza Semana de Arte em defesa da liberdade de expressão artística

Cearte

O Centro Estadual de Arte (Cearte) realiza a partir desta terça-feira (11) até quinta-feira (13), das 18h às 22h, a Semana de Arte 2018, que tem como tema a “Arte Manifesto na Paraíba”. A ideia do manifesto é unir na semana de arte a comemoração de 33 anos do Centro e a defesa da liberdade de expressão artística. A semana contará com exposições de artes visuais, peças de teatro e espetáculos de dança e música, tudo produção dos alunos do Cearte. A curadoria do evento é do professor e artista visual Thayroni Arruda.

O evento reúne uma mostra do processo de ensino e aprendizagem realizado durante o ano por todas as linguagens de arte que o Cearte oferece: Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Literatura e Audiovisual. O evento é realizado de forma permanente pelo Cearte.

A Semana de Arte do Cearte é uma homenagem à Semana de Arte Moderna realizada em fevereiro de 1922, em São Paulo, quando personalidades como Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Heitor Villa-Lobos, entre outros, se destacaram. Na Semana de 22, cada dia trabalhavam um aspecto cultural: pintura, escultura, poesia, literatura e música. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. “É uma semana que nos inspira e nos deixou muito recurso para seguir lutando pelo ensino da arte”, frisa Laura Moreno, diretora do Cearte.



Manifesto – Em relação ao tema da Semana, “Arte Manifesto na Paraíba”, Laura explica que o tema foi proposto em assembleia e o corpo docente o abraçou trabalhando com os alunos, mas nada foi feito de forma impositiva. “O tema foi proposto pela importância da cultura na cidade e na vida das pessoas para o desenvolvimento do ser humano. A importância da arte e da cultura teria que estar presente permanentemente no cotidiano da vida de todos nós”, argumenta.

Após escolhido o tema, cada professor buscou interpretá-lo junto com os alunos. Vale ressaltar que o corpo docente do Cearte é composto por um quadro de atores, atrizes, músicos, cineastas, artistas visuais, bailarinos e escritores que compõem a cena cultural paraibana. “Os professores são artistas docentes, arte-educadores”, ressalta a diretora.

Outro motivo do tema seria porque é a arte que primeiro sente “as dificuldades, recortes e massacres” em momentos de crise. “São as primeiras podadas, silenciadas, as áreas sensíveis, as áreas da expressão. Então, desde 2011, na gestão do Cearte, quando a gente fez essa homenagem à Semana de Arte, agora fica cada vez mais claro a necessidade de um manifesto permanente, dizendo: aqui a gente está fazendo florescer, cultivando esse terreno para que o estado, que é um celeiro de artistas já comprovado, ofereça mais e mais recursos para que a arte seja a nossa bandeira”, argumenta.

Matrículas – Em 2018 o Cearte abriu mais de 3 mil vagas nos mais diversos cursos da instituição. O Centro oferece cursos para crianças a partir de seis meses até idosos. Os cursos são oferecidos em duas unidades, uma no Centro de João Pessoa, no Grupo Escolar Thomaz Mindelo, e outra na Escola de Dança, no Espaço Cultural.

As inscrições para o ano letivo 2019.1 já estão sendo feitas para o Curso de Musicalização Infantil. Para os demais cursos as inscrições para os que já são estudantes do Cearte começam dia 15 de janeiro e para novatos dia 21.

 

Serviço:

Semana de Arte/2018

De 11 a 13 de Dezembro

Hora: 18h às 22h

Local: Cearte: Grupo Escolar Dr.Thomas Mindelo, Centro, João Pessoa

Informações: (83) 3214-2923 ou 3221-4504.

Dia 11

Mostra Coletiva dos cursos de Desenho, Pintura, Escultura, Fotografia e Gravura

Apresentações Teatrais

Dia 12

Apresentação de espetáculos de Dança

Dança Clássica, Moderna, Dança do Ventre, Urbana e Contemporânea

Dia 13

Apresentação de espetáculos de Música

Canto, Teclado, Violão,  Percussão, Flauta

 

*Secom-PB

Foto destaque: divulgação

 

Leia também: Fundação Casa de José Américo celebra 90 anos de A Bagaceira e Macunaíma

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

 

%d blogueiros gostam disto: