Saiba o que rola na sua cidade!

Casa da Pólvora recebe show gratuito de Escurinho neste domingo

Escurinho

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) preparou uma programação cultural em alusão a data. O evento, organizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), contará com apresentações musicais no Parque Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico, neste domingo (18), a partir das 17h. O evento é gratuito.

Na ocasião, vão se apresentar grupos como Batucada Águia de Ouro, grupo Cultural Afro Oba Dodé, Nação Maracayba e Escurinho e Banda. O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto de Lei 10.639 em 9 de janeiro de 2003, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695.

O coordenador municipal de Promoção e Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia, fala sobre a importância do dia 20 de novembro, ou novembro Negro. “É importante porque existe um genocídio muito grande da população negra no nosso Estado. A gente precisa reafirmar os direitos da população negra, reafirmar as políticas públicas que já tem, seja por meio de cotas, seja por meio da inclusão social”, considera Maia.

casa-da-polvora-1.1-1
Foto: divulgação/Parque Casa da Pólvora

Com relação aos grupos e as oficinas, ele diz que são necessárias. “Porque é importante que tenha uma sociedade que respeite e lute pela diminuição do racismo, tanto institucional, pessoal e familiar, que ainda tem muito neste país”, considera Roberto Maia, que chama a atenção também para a intolerância religiosa.

Segundo ele, algumas comunidades religiosas, a exemplo da religião de matriz africana, não são respeitadas nas suas próprias comunidades. “O momento é de reafirmar a luta por direitos da população negra, seja a nível municipal, estadual e federal”, complementa.



Casa da Pólvora – Segundo o coordenador da Casa da Pólvora, Chico Noronha, a criação desta data é importante, pois serve como um momento de conscientização. “Estamos promovendo eventos como este para que haja conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional”, completou.

 

Serviço:

Novembro Negro

Data: 18/11/2018 (domingo)

Local: Casa da Pólvora

Endereço: Ladeira São Francisco, 152 – Centro, João Pessoa – PB, 58010-630

17h – Batucada Águia de Ouro

17h40 – Grupo Cultural Afro Oba Dodé

18h – Grupo Nação Maracayba

20h – Escurinho e banda

Entrada gratuita

 

*Carol Queiroz/Secom-JP

Foto destaque: divulgação

 

Leia Também: Grafiteiros fazem intervenções na Feira Internacional de Economia de João Pessoa

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: