Bons hábitos alimentares melhoram o humor e a saúde mental

A correria do dia a dia pode causar ansiedade, alterações de humor e depressão, mas existem aliados para melhorar o humor e a saúde mental, como adotar bons hábitos alimentares. Com os nutrientes adequados, é possível evitar estes problemas e reduzir os sintomas, melhorando a qualidade de vida.



De acordo com a nutricionista Regina Monteiro, da equipe de promoção de Saúde da Unimed JP, é preciso adicionar alimentos com vitaminas do complexo B nas refeições. “Fígado, ovos, leite e queijos, minerais como zinco, que são encontrados na abóbora, chia, farelo de aveia, feijão, frutas oleaginosas, frutos do mar, aves e cereais integrais são alguns alimentos ricos nessas substâncias”, conta Regina. “Além disso, recomenda-se ingestão de magnésio – presente na castanha do Pará, levedo de cerveja e brócolis – assim como o ferro das carnes vermelhas, folhas verde-escuras e o ômega 3, obtido na ingestão da sardinha natural, salmão e linhaça. Fibras alimentares também são indispensáveis nas refeições”, detalha a nutricionista.

 

O consumo excessivo de gorduras e açúcares, por outro lado, são apontados como vetores para o desenvolvimento dos transtornos. “Podemos considerar uma alimentação equilibrada quando há gorduras de origem vegetal na medida certa e a inclusão de antioxidantes, como frutas, verduras e oleaginosa, e poucos ou nenhum produto processado e ultraprocessado. Isso pode trazer um efeito restaurador para o cérebro”, explica Regina.

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Viver melhor – Confira dez dicas para manter um padrão alimentar saudável:

Faça de 4 a 5 refeições por dia, evitando longos intervalos
Tome bastante água ao longo do dia
Coma em média 4 porções de frutas diversas por dia
Consuma um mix de legumes e hortaliças no almoço e no jantar
Opte por grãos e cereais integrais substituindo aqueles a base de farinha de trigo
Evite produtos industrializados
Coma feijão e arroz integral frequentemente
Prefira leite e derivados desengordurados
Minimize o consumo de sal e a compra de temperos prontos
Prefira gorduras de origem vegetal, como azeites virgem e extra virgem, oleaginosas e alimentos ricos em ômega 3.

 

Por Kamyla Mesquita / vivass comunicacao



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