Arquitetura: 3 dicas essenciais na hora de montar o seu home office

Larissa Rodrigues

 

Estamos fazendo algumas matérias sobre organização e trabalho em home office. Agora trazemos pra vocês, em parceria com o escritório Grand Arquitetura, as 3 coisas indispensáveis para um bom escritório em casa!

A gente sabe que não é fácil trabalhar em casa. É preciso ter disciplina para cumprir prazos e metas, mesmo com a cama e a TV ali do lado. É por isso que existem técnicas para ser mais produtivo, apesar das distrações. Mas o local que você usa para trabalhar em casa, seja a sala, o quarto, ou um escritório, deve estar preparado para te ajudar a trabalhar melhor.

As arquitetas do Grand Arquitetura, Paloma Dantas e Kalynne Sousa, nos contaram as 3 coisas mais importantes a se prestar atenção na hora de criar um espaço perfeito para trabalhar em casa. Confira!

 

Iluminação

O tipo de luminárias, sua potência e temperatura da cor das lâmpadas têm um papel fundamental na execução da tarefa. Ambientes escuros ou claros demais causam problemas na visão, cansaço, fadiga, agitação. Uma iluminação bem projetada vai te garantir conforto visual e mental. Aproveitar a luz natural é sempre uma boa pedida! Mas preste atenção na posição da mesa de trabalho em relação à janela, ou lâmpada, para evitar sombras ou ofuscamento.

iluminação

iluminação2
Iluminação pontual (direcionável e versátil) e iluminação natural (quanto mais melhor)

 



 

Ergonomia

Sabemos bem que você passa hooooras trabalhando. Muitas vezes é difícil parar e descansar, não é mesmo? Imagina uma mesa baixa, ou alta demais para o seu tamanho, ou uma cadeira dura? O que era para ser trabalho, vira um tormento. A ergonomia é o estudo do dimensionamento e da posição adequados da mobília para que você consiga trabalhar sem ter dor e cansaço excessivos.

ergonomia
Foto: divulgação

Fique atento então à altura da mesa e da cadeira, ao encosto para as costas, e até à posição das suas mãos em relação ao computador.

 

Decoração

Uma vantagem de ter o próprio escritório em casa, nem que seja um cantinho da sala, é poder arrumar do nosso jeito, né? As empresas têm sempre uma decoração impessoal e pouco calorosa. Muita gente leva um porta-retrato ou uma caneca para colocar canetas, na esperança de dar uma cara mais amigável aquele lugar que nos acolhe por tantas horas no dia. Mas quem trabalha em casa, meu amor, pode escolher TO-DA a decoração do seu jeito!

Paloma e Kalynne selecionaram alguns estilos para vocês se inspirarem!

 

 

MINIMALISTA – O essencial: Menos é +!

estilo-minimalista
Foto: divulgação

Os materiais usados nos móveis merecem atenção. Não basta ser bonito, né mores? Tem que ser resistente, fácil de limpar e de usar também. Vidro, madeira e MDF laminados podem ser boas escolhas, dependendo do trabalho a ser feito no espaço.

 



 

BOHO CHIC – Alegria em forma de ambiente! Informal, com elementos naturais, tecidos coloridos e texturas variadas.

estilo-boho
Foto: divulgação

Ah, as cores! Elas podem causar determinadas sensações e estimular áreas especificas do cérebro, te deixando mais tranquilo ou criativo, por exemplo.

 

ESTILO INDUSTRIAL – Aqui a vez é dos materiais brutos! Metal, madeira e tijolinho roubam a cena!

industrial
Foto: divulgação

 

RÚSTICO – Atmosfera campestre dentro da urbanidade!

estilo-rustico
Foto: divulgação

 



 

MODERNO – A forma segue a função! Simplicidade e praticidade!

estilo-moderno
Foto: divulgação

 

As arquitetas do Grand Arquitetura lembram também que, seja qual for o estilo do seu espaço, é importante que o seu home office seja eficiente e confortável. Por isso, contratar um profissional para te ajudar nisso, pode ser uma boa! Um gasto que será revertido em produtividade de trabalho!

“O nosso papel enquanto profissionais da arquitetura e iluminação é conseguir conciliar as exigências dos clientes com o que é cientificamente adequado para cada ambiente. É orientar, explicar e chegar num resultado satisfatório”.

 

Siga o Instagram da Grand Arquitetura para conferir mais dicas de decoração!

 

Assine a nossa Newsletter no rodapé do site para receber um conteúdo exclusivo bem legal direto no seu e-mail!

 

Gostou do nosso blog? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: