A Partida Final, da Netflix, fala sobre o difícil tema da morte

A Partida Final

Talvez o maior tabu do ocidente seja a morte. Logo ela, que é nossa maior certeza na Terra. O documentário da Netflix, A Partida Final, lançado em maio deste ano, toca nesse assunto sensível. Vários pacientes em cuidado paliativo contam aos seus médicos, assistentes sociais, capelãs e enfermeiros como desejam viver seus últimos dias. O curta de 40 minutos foi dirigido por Rob Epstein e Jeffrey Friedman, com o título original de End Game, nos Estados Unidos.

O trabalho dos profissionais envolvidos em cuidados paliativos é dar aos pacientes mais qualidade de vida diante de uma doença incurável em progresso, fora de possibilidade de tratamento e controle. Mas como explica a Dra Ana Cláudia Quintana Arantes, numa palestra do TEDx, essa especialidade não tem nada a ver com gambiarra. É muito mais um trabalho de proteção contra o sofrimento da morte. Vai muito além de diminuir a dor e o desconforto físico, trata também do sofrimento emocional do paciente e da sua família.



A Partida Final mostra a rotina do hospital da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e de uma casa de apoio para pacientes terminais. Alguns pacientes preferem não ficar internados no hospital e, ao invés disso, querem morrer na casa de apoio, ou na sua própria casa. A equipe então organiza o suporte necessário para que eles fiquem o mais confortável possível em qualquer desses lugares. Os médicos procuram ajudar os pacientes a ressignificar a morte, na tentativa de diminuir o pavor social a esse evento tão natural.

Apesar da morte ser um assunto que muitas pessoas preferem evitar, quem acorda para o fato de que fazer as pazes com ela nos faz viver melhor procura conhecer mais sobre o assunto. Viver a vida como se não houvesse amanhã é ignorar a realidade pois, antes de sermos nós a chegar na partida final, serão algumas pessoas próximas de nós a passar por isso.



 

Leia mais Hannah Gadsby: Nanette é tudo o que você precisa ver na Netflix!



Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: