UNIVERSO MARVEL: A Bíblia e a Marvel

As histórias de heróis e vilões e seus superpoderes já existiam há mais de três mil anos no decorrer da evolução humana. Atualmente tanto os ateístas como religiosos que seguem alguns desses segmentos de contos que foram descritos em pedras e papiros costumam denominar todas ou quase todas estas história de mitologia. A questão é que ainda nos tempos atuais todas estas ditas mitologias são reverenciadas como doutrinas religiosas em alguma parte do planeta:

• Eslava – russos e eslavos;
• Celta – pelos celtas;
• Egípcia – Oriente Médio;
• Grega – gregos e romanos;
• Nórdica – pelos noruegueses;
• Hindu – pelos indianos;
• Cristã – aqui nos países ocidentais.



Pois bem, a Marvel fez adaptações de vários personagens dos livros considerados sagrados, destas mitologias para uns e religiões para outros, acomodando-os em seu próprio universo, somando assim a aproximadamente a 10% da totalidade de todos os personagens existentes. Porém, estas sete versões históricas, cada uma contando de sua forma a nossa possível origem, falando de civilizações e aventuras fabulosas, por incrível que pareça, não totaliza nem de perto todos os livros sagrados e reverenciados da humanidade, mas estes foram os que a Marvel se identificou.



Hoje falaremos dos personagens cristãos, começando por Yahweh, o Deus da Bíblia. Esta entidade cósmica é a fusão dos 15 Deuses Anciãos: Arquiteto, Astrônomo, Campeão, Colecionador, Contemplador, Comerciante, Corredor, Cuidadora, Ego, Explorador, Grão Mestre, Jardineiro, Magistrado, Obliterador e Professor.

EMJBSzzU4AAtf8Z.jpg-large
Yahweh (Deus da Bíblia)

Yahweh, além de criar a Terra-616, criou também a Terra-47.920 e a Terra-791.021, terras estas habitadas por aves aquáticas chamadas Duckworldians, mundo natal de Howard, o pato, criou também as primeiras pessoas do próprio pó da terra, mas muitas vezes eram tentadas e levadas ao pecado por seres que afirmam ser Satanás, que podem ou não ser Mefhisto, ou qualquer outro número de Lordes do inferno.



A cronologia dos acontecimentos entre o céu e a terra faz com que vários personagens bíblicos apareçam nas adaptações “marvianas”, como a guerra celestial: o anjo e arcanjo Zadkiel, o anjo decaído Lúcifer, entre outros. Maria de Nazaré e o menino Jesus também se misturam a vários outros personagens “marvianos”, a exemplo de Varnae, o primeiro vampiro, que se passa por um dos três reis magos, que teve como finalidade testemunhar o nascimento do menino Jesus.

f24fbf5480f05a095a1eb3f212ac2166
Zadkiel

Mas nem só de adaptações resume-se a transposição dos integrantes bíblicos para o universo da Marvel, vários outros personagens serviram de inspiração, exemplos disso são: o gigante Golias, Golias Negro e Sansão, cuja força sobre humana e seu longo cabelo diferenciado nos faz lembrar do personagem bíblico.

deus
Jesus e Thanos

Todas as fabulosas histórias tipo o dilúvio e a crucificação de Jesus de Nazaré foram recontadas pela Marvel para o público infantil a partir do início da década de 50. Sempre com a intenção de ficarmos o mais próximo da imaginação de uma criança, com o intuito de: engrandecer, imortalizar, admirar o encantador, e nunca com intenção de menosprezar ou diminuir o sagrado!

Professor Marvel



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: