#TBTdoRota: 6 ótimos livros que foram adaptados para o cinema

Amanda Fernandes*
Não é de hoje que o cinema “toma” como inspiração outras obras artísticas, tais como peças de teatro, musicais e principalmente os livros. Obras como Anna Karenina, Os miseráveis, O Morro dos Ventos Uivantes e Drácula estão entre eles.
Abaixo, vocês poderão conferir uma lista – muito provavelmente haverá outras – com seis obras literárias que acabaram sendo adaptadas para as telonas:
Clube da Luta
Romance controverso, adaptado para o cinema em 1999, faz uma reflexão sobre o fascínio que a violência exerce no homem contemporâneo. Chuck Palahnuik, jornalista e escritor, mostra um grupo de jovens que transformam a violência em uma necessidade, quase uma purificação.
O Caçador de Pipas
O Caçador de Pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970.
As Vantagens de Ser Invisível
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As Vantagens de Ser Invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
Garota Exemplar
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta Tons de Cinza –, “Garota Exemplar” alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo.
O Lado Bom da Vida
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele ‘lugar ruim’, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um ‘tempo separados’. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora.
Como eu Era Antes de Você
Uma comovente história sobre amor e família, Como Eu Era Antes de Você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Para mais resenhas e dicas sobre livros, você pode acompanhar o Instagram @Pixelbooks.
Amanda Fernandes – Bacharela em Arte e Mídia pela UFCG, apaixonada por livros, séries, filmes e fotografia, colaboradora do blog literário Pixelbooks.
Publicado em: 3 de jul de 2017 às 14:19