5 museus brasileiros que você não pode deixar de conhecer!

museus brasileiros

Museus são uma excelente forma de conhecer melhor a cultura de um lugar. Seja através da arte ou da história, é possível aprender e se divertir nesses lugares. O Brasil possui museus maravilhosos espalhados pelo país, alguns inclusive estão na lista dos melhores do mundo. Listamos cinco museus brasileiros imperdíveis que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida!



Inhotim – Brumadinho-MG

inhotim-2646160_1920
Foto: Pixabay

Em 23° lugar na lista dos melhores museus do mundo, o Inhotim é uma mistura de jardim botânico com galeria de arte. O museu possui um acervo de 700 obras de arte contemporânea, das quais 170 estão em exposição, espalhadas entre os quase 97 hectares de jardins abertos à visitação. O lugar é um espetáculo imperdível pelos jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais.

 

Instituto Ricardo Brennand – Recife-PE

IMG_1454

Ocupando o 17° lugar na lista dos melhores museus do mundo pelo TripAdvisor, o Instituto Ricardo Brennand é uma réplica de um castelo que abriga, entre outros itens, armas e armaduras provenientes da Europa e Ásia. O museu também conta com Pinacoteca, que exibe o maior acervo do pintor holandês Frans Post, além de um Jardim das Esculturas.

Leia mais – Viagen: a magia de visitar o Instituto Ricardo Brennand, em Recife



Museu de Arte de São Paulo (Masp) – São Paulo-SP

masp-wikipédia
Foto: Wikipédia

Um símbolo da Avenida Paulista, no coração de São Paulo, o Masp possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina. Fundado por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand, o museu contém no acervo obras de nomes como Gauguin, Van Gogh, Tiziano, Tintoretto, Sandro Botticelli, além dos brasileiros Aleijadinho, Pedro Américo, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari, dentre muitos outros.

 

Museu da Inconfidência  – Ouro Preto-MG

MuseuInconfidencia-crédito-Ibram-Aldo-Araújo
Foto: Ibram/Aldo-Araújo

Localizado na Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência ocupa o prédio que já foi antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, em Ouro Preto. O lugar é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira, além de oferecer uma rica visão da cultura e sociedade mineira na era do ouro e diamantes no século XVIII. O museu também possui em seu acervo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho.



Museu Imperial – Petrópolis-RJ

museu_imperial_crédito-ibram
Foto: Ibram

O Museu Imperial hoje ocupa o antigo palácio onde a família real portuguesa costumava passar o verão. O lugar abriga relíquias do período do Segundo Reinado, com peças de grande valor histórico como um dos tronos usados por Dom Pedro II e até a pena com a qual Princesa Isabel assinou a abolição da escravatura.

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: