Wabi Sabi: veja o que os japoneses acham da imperfeição

Wabi sabi

Já fizemos um post aqui no blog sobre o estilo de vida dinamarquês, o Hygge. Dessa vez, trazemos o conhecimento japonês Wabi Sabi e sua contribuição à decoração. É uma visão de mundo que valoriza a beleza do imperfeito, da impermanência e da incompletude. São conceitos inspirados nos ensinamentos do zen-budismo, de aceitação da realidade da vida. Essa filosofia acredita que devemos nos alegrar com as imperfeições do dia a dia ao invés de idealizar uma felicidade inalcançável. A busca constante por uma felicidade baseada no “perfeito” causa mais angústias do que os próprios desafios diários da vida.



wabi-sabi1

Por isso, as características estéticas do Wabi Sabi são a assimetria, a textura áspera ou irregular, a simplicidade, a intimidade e a mistura dos objetos naturais. No Japão, quando um objeto quebra, há uma tradição de colá-lo com ouro. Isso torna a peça única com as marcas da sua história. É como uma lembrança da superação dos momentos de dificuldade. Dá pra levar essa filosofia pra vida, vendo as suas cicatrizes como símbolos das suas vitórias.

Para incorporar o estilo Wabi Sabi na decoração da sua casa, você pode fazer uma parede de tijolos aparentes, ou de cimento queimado. Essas técnicas têm formas naturalmente imperfeitas. Outra ideia interessante é usar cadeiras de diferentes formas e cores na mesa de jantar.

wabi-sabi-2



Poltronas antigas com pequenos desgastes do tempo são super bem vindas! Até mesmo os móveis da vovó podem se misturar à sua decoração. Tenha o cuidado de mesclar esses objetos com elementos modernos. Sempre respeite a ideia de simplicidade e aconchego do Wabi Sabi. Quanto às cores, dê preferência aos tons terrosos. Como esse estilo valoriza objetos de materiais naturais, muita madeira, metal e plantas podem ser usados. Tudo o que for artesanal também é valorizado, como cestos de sisal, porcelanas ou panelas de barro.

 

Leia mais Como usar mármore na decoração (mesmo sem mármore!)

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: