Viagem: saiba como alugar um motorhome na Europa

motorhome na europa

Viajar é um bem imaterial que se compra e ao contrário do que muitos pensam, não é um dinheiro gasto, é um investimento! Você investe em você mesmo, na sua cultura, na sua felicidade, na sua paz espiritual. Aquilo que se adquire numa viagem não se perde jamais, não vence, não sofre avarias. Uma forma de viver a experiência de viajar com mais intensidade é percorrer de carro o lugar, conhecendo com calma cada paisagem. Por isso, temos algumas dicas pra você fazer isso com muito conforto! Saiba como é alugar um motorhome na Europa!

A vantagem de viajar num motorhome é unir transporte e hospedagem no mesmo custo. Talvez essa substituição não fique mais barata do que comprar um pacote de viagens normal, mas com certeza a experiência será muito mais rica. Nos pacotes tradicionais os roteiros já estão mais ou menos pré-estabelecidos e não há tanta flexibilidade se você não quiser pagar muito mais por isso. Por exemplo, se você quer ir para a Itália conhecer Milão, Veneza, Bolonha, Florença, Roma e Nápoles, em cada uma dessas cidades você vai correr pra ver os pontos turísticos principais e nada mais. Numa viagem de motorhome, não só quem decide o trajeto é você, como dá pra parar na estrada pra apreciar as paisagens, não precisa correr pra pegar trem, nem pra sair do hotel antes de vencer a diária.

Olha só esse tour por um motorhome do canal Travel and Share:

 



Um site super completo e seguro para alugar um motorhome na Europa e em outros continentes é o Motorhome Republic. Dá pra selecionar o local de retirada e o local de entrega do veículo, os dias de viagem e o número de passageiros. Tem também um blog dentro do site com dicas para esse tipo de viagem.

Se você está indo para um dos países signatários da Convenção de Viena, vai precisar solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). É cobrada uma taxa para a emissão do documento (por exemplo, no Rio de Janeiro custa R$139,30) que varia de estado para estado. Esse documento é uma cópia da CNH nos moldes do tratado internacional. Mas se você é brasileiro e tem uma CNH do Brasil, esta é válida dentro do Mercosul. Confira a lista de países que exigem a PID:

África do Sul
Albânia
Alemanha
Anguilla
Angola
Argélia
Argentina
Arquipélago de San Andrés
Austrália
Áustria
Azerbaidjão
Bahamas
Barém
Bélgica
Bermudas
Bielo-Rússia
Bolívia
Bósnia-Herzegóvina
Bulgária
Cabo Verde
Canadá
Cazaquistão
Cayman
Ceuta e Melilla
Chile
Cingapura
Colômbia
Congo
Coreia do Sul
Costa do Marfim
Costa Rica
Croácia
Cuba
Dinamarca
El Salvador
Equador
Escócia
Eslovênia
Espanha
Estados Unidos
Estônia
Filipinas
Finlândia
França
Gabão
Gana
Geórgia
Gibraltar
Grã-Bretanha
Grécia
Groenlândia
Guadalupe
Guatemala
Guiana
Guiana Francesa
Guine-Bissau
Haiti
Holanda
Honduras
Hungria
Ilha de Pitcairn
Ilha Norfolk
Ilhas Aland
Ilhas Cayman
Ilhas Cocos
Ilhas Cook
Ilhas do Canal
Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul
Ilhas Virgens (GB)
Ilhas Wallis e Futuna
Indonésia
Inglaterra
Irã
Iria Ocidental
Irlanda do Norte
Israel
Itália
Kuwait
Letônia
Líbia
Lituânia
Luxemburgo
Macedônia
Malvinas
Marrocos
Martinica
Mayotte
México
Moldávia
Mônaco
Mongólia
Montserrat
Namíbia
Nicarágua
Niger
Niue
Noruega
Nova Caledônia
Nova Zelândia
Nueva Esparta
País de Gales
Panamá
Paquistão
Paraguai
Peru
Polinésia Francesa
Polônia
Porto Rico
Portugal
Reino Unido
República Centro-Africana
República Dominicana
República Eslovaca
República de Moçambique
República Tcheca
Reunião
Romênia
Rússia
Saara Ocidental
Saint-Pierre e Miquelon
San Marino
Santa Helena
São Tomé e Príncipe
Seychelles
Senegal
Sérvia
Suécia
Suíça
Svalberd
Tadjiquistão
Terras Austrais e Antártica
Território Britânico na Antártica
Território Britânico no Oceano Indico
Timor
Toquelau
Tunísia
Turcas e Caicos
Turcomenistão
Ucrânia
Uruguai
Uzbequistão
Venezuela
Zimbábue



motorhome3

Dirigir um motorhome é como dirigir um caminhão. É preciso ter muito mais cuidado com a frenagem e a aceleração do veículo. Apesar das estradas europeias serem muito boas, passar numa curva em velocidade alta pode te fazer capotar em qualquer lugar do mundo. Outros cuidados são com o manuseio das ferramentas do veículo, como aquecedor, gerador e abastecimento de água. É bom prestar bastante atenção às explicações da empresa sobre como usar esses recursos.

Você vai precisar reservar dinheiro para pedágio de rodovias e para estadias nos campings. O ideal é planejar bem o percurso pra chegar num camping sempre antes de anoitecer. Apesar da segurança dos países europeus também ser bem melhor que a nossa, é melhor não facilitar a vida dos assaltantes.

motorhome2



No camping você vai poder reabastecer a água e a energia do motorhome, estacionar o carro num local seguro, ter banheiros à disposição e internet. Muitos motorhomes têm chuveiro e privada. Essa é a hora de esvaziar o reservatório de esgoto do carro também. Dá pra alugar o carro com roupa de cama e banho, uma mão na roda pra quem só pode levar poucas malas nos voos internacionais.

O combustível fica por sua conta, mas em alguns casos há limite de quilometragem rodada por dia. Esses veículos geralmente usam diesel. Cada km excedido custa uma taxa extra. A cobertura do aluguel varia bastante. Alguns cobrem seguros, outros não, alguns dão direito a transfer de chegada e saída, outros não. A melhor dica é: PERGUNTE TUDO! E planeje cada passo.

 

Leia mais Curta seis viagens pelo Brasil com ônibus panorâmicos

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: