Verão estimula busca por procedimentos estéticos, saúde e bem-estar

Todo começo de ano é a mesma coisa – as pessoas fazem as mais variadas promessas de dietas de emagrecimento, programas de exercícios físicos e caminhadas, moderação no apetite, com a adoção de uma dieta mais saudável. Invariavelmente, a maioria daqueles que iniciam qualquer uma dessas atividades acaba desistindo logo.



Estudo com 3 mil pessoas, coordenado pelo psicólogo britânico Richard Wiseman, revelou que 52% dos participantes estavam confiantes no sucesso de seus planos para o ano novo. Um ano depois, apenas 12% atingiram sua meta, o que incluía perda de peso, idas à academia, parar com o hábito do tabagismo e beber menos.

2855851 Na pesquisa 12% atingiram sua meta como por exemplo ir à academia / Foto Racool_studio – br.freepik.com

Em outro estudo, a nutricionista Sophie Deram, doutoranda da Faculdade de Medicina da USP, mostra que 95% das pessoas que fazem dieta voltam a engordar, porque isso é algo fisiológico.
Quem segue em frente costuma obter bons resultados, investindo um pouco mais em academias e Personal Trainers, consultas com nutricionistas e até comprando as chamadas marmitas fitness, cada vez mais comuns nas grandes cidades.



A estação mais quente do ano também tem como característica o aumento da procura por procedimentos estéticos para bem-estar e saúde, especialmente os oferecidos em clínicas especializadas, a exemplo de processos como botox, peelings e máscaras faciais, drenagem linfática e todo o tipo de massagens ocidentais e orientais.

283 Procedimentos estéticos com grande procura na estação mais quente do ano / Foto br.freepik.com

Além disso, ainda se destacam no mercado de beleza uma série de outros tratamentos estéticos, seja para o rosto ou redutores de medidas, tudo para quem busca conseguir um belo corpo ou simplesmente relaxar.
Neste cenário, lucram também os sites especializados no assunto, que direcionam os clientes aos profissionais adequados. Como é o caso do Guia de Massagem, que relatou uma alta de 13% na busca por profissionais, nesta época do ano.



Massagens

Em meio a todos esses procedimentos, as massagens e as terapias holísticas têm caído no gosto das pessoas que buscam relaxar, a fim de alcançar uma conexão especial consigo mesmas.
Um exemplo é a massagem antiestresse. Com deslizamento e amassamento, ela estimula a liberação da ocitocina (conhecida como hormônio do amor) e de outros hormônios antiestresse, inclusive ajudando a evitar dores no corpo.
Massagem indiana, a ayurvédica ou ayurveda abre os canais energéticos bloqueados, usando movimentos de alongamento justamente para aliviar dores e tensões.



Já a reflexologia é aplicada por meio de pressões nas mãos ou nos pés, promovendo o equilíbrio da energia corporal. Esta técnica considera cada ponto do pé como um órgão correspondente.
A drenagem linfática, por sua vez, é realizada por movimentos suaves na pele, ajudando na circulação e eliminando líquidos retidos no organismo.
Derivada dos alongamentos da yoga, a massagem tailandesa caracteriza-se por ser mais energética do que física. Usa manobras corporais com pressão, mexendo com músculos e articulações.



Outra técnica que vem ganhando espaço utiliza pedras quentes e óleos essenciais, que promovem o relaxamento das tensões musculares. É tão eficaz que ajuda a equilibrar o sistema nervoso central e a eliminar o estresse e o cansaço.

Método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX, esta massagem cada vez mais solicitadas para os profissionais do setor, o shiatsu combina a pressão dos polegares, palmas das mãos e cotovelos em canais que fluem a energia.
Por fim, entre as massagens que atualmente fazem parte do rol de procedimentos disponíveis em clínicas, spas, hotéis e outros estabelecimentos, o reiki ajuda a aliviar dores no corpo. É aplicado com a imposição de mãos e a transmissão de energia em lugares específicos do corpo. Quem recebe, sente sensível melhora física, emocional e até espiritual.

Por Bruna Rodrigues / Foto destaque by Steve Bidmead from Pixabay



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: