UNIVERSO MARVEL: Vampiros na Marvel

Começamos homenageando um brilhante escritor irlandês , Bram Stoker , que dentre a todas suas obras literárias e algumas imortalizadas , a maior indubitavelmente foi : Drácula , publicada em 26 de maio de 1897. Um ícone em todas as mídias , dizem até que o vampiro romeno mais famoso das telonas chegou a passar quatro décadas seguidas sendo o personagem numero um escolhido pelos cineastaas de todo o mundo ! E assim , a Marvel acabou sendo “ mordida “ também pela “ febre vampiristica “ que dominou o planeta.



No começo da década de 70 ,  sanguessugas na mídia era sinônimo de lucratividade para os empreendedores comics de plantão. Em outubro de 1971 a Marvel cria : Michael Morbius ; um bioquímico grego que tinha tentado curar-se de uma doença sanguínea rara , com tratamento experimental envolvendo morcegos hematófagos e terapia de eletrochoque. No entanto , em vez disso ele foi acometido com uma condição muito pior , que imitava os poderes e sede de sangue de vampirismo lendário. Os japoneses da Sony Pictures estão prometendo que este vampiro “ marviano “ será o próximo a estrelar nos cinemas já em 2021.

Seguindo a cronologia dos quadrinhos , Morbius sem poderes sobrenaturais não deu o retorno financeiro esperado. Dai surge : Vlad Tepes Dracul .Agora sim , em abril de 1972 nasce o Drácula da Marvel , adaptação do vampiro original de Bram Stoker. A diferença básica deste personagem é que em vez de conde ele é um príncipe. A historia inicial do Drácula dos quadrinhos começa no século 15 : nascendo em Schassburg , Transilvânia , Romênia , em 1430. E ainda neste século em questão , torna-se o rei dos vampiros da Terra ao derrotar o Lorde vampiro Nimrod. Tempos depois a Marvel consegue os direitos autorais de Abraham Van helsing e Jonathan Harker , personagens da obra literária : Drácula.



No ano seguinte surge um héroi enigmático : Frank Blade , natural de Soho , Inglaterra. Criado em julho de 1973 , este personagem foi escolhido pelo estúdio Marvel  para não apenas ser o primeiro filme das telonas , como também a primeira trilogia que atravessara o século (Blade-1998,Blade 2-2003 e Blade Trinity-2004). O investimento foi de US$164 milhões com um retorno de US$415 milhões. Sua origem é bem criativa : a mãe de Blade , durante seu parto estava sendo assistida por um obstetra vampiro que vinha alimentando-se do sangue da gestante durante o procedimento. O gens do medico vampiro mistura-se com o de Blade , sua mãe morre no parto e ele absorve apenas os pontos fortes do sanguessuga , tornando-se assim um vampiro superior , podendo andar sob a luz do dia . Surge então o primeiro dhampiro dos quadrinhos e do cinema!

Com o sucesso das vendas de gibis do héroi Blade , em apenas três meses seguintes surge a necessidade da criação de um mega vilão. Em outubro de 1973 foi criado uma entidade intitulada de La Magra. Sua historia ocorre em um universo paralelo : Terra-26320. La Magra precisava de um corpo hospedeiro e conseguiu apossar-se do corpo de um vampiro chamado Deacon Frost , tornando-se Frost La Magra. Para Frost La Magra conseguir torna-se no deus sangue , apoderou-se do sangue puro de doze seres : Ashe ; Cianteto ; Dragonetti ; Faustinas que ocupavam dois acentos ; lemure ; ligaroo ; kobejitsu ; lobishomen ; Pallintine ; Upier ; e Von Esper , todos sacrificados no ritual. Como não poderia ser diferente , esse embate entre Blade e Frost La Magra foi imortalizado no filme : Blade de 1998.



Já em dezembro de 2001 , a Marvel faz uma adaptação magnifica ; Nosferatu , baseado no filme alemão de 1922 e no francês de 1979. O senhor Nosferatu vem de uma possível origem da época hiboriana , e seus poderes não tem origem certa , possivelmente foi uma experiência de um varnae (primeira raça de vampiros). Nosferatu pode transformar-se em morcegos maiores que humanos e também em nevoa ! Sua pele é acinzentada , careca , de orelhas pontiagudas e presas caninas pelos seus dois dentes frontais. Ele vive em constante conflito com Drácula , com o intuito de determinar de uma vez por todas quem deverá ser o verdadeiro deus dos vampiros na Terra.

Existem mais de cem personagens vampiros e oponentes a eles neste multiverso , porem quase todos devem a suas existências graças a estes cincos sanguessugas expostos neste artigo. Historias de outras espécies de monstros em uma próxima aula.

  Professor Marvel



%d blogueiros gostam disto: