UNIVERSO MARVEL: Quadrinhos x Cinema

A Psicologia grita que o novo desperta-nos a curiosidade, porém na mesma proporção o contraditório tende a afastar-nos. A mesma coisa acontece com o estúdio Marvel e as produtoras cinematográficas que simplesmente despejam histórias de personagens “marvianos” sem nenhuma didática, explicação e satisfação! Atualmente, quatro dos dez maiores filmes de arrecadação da história são da Marvel, mas quem sabe este número pudesse atingir sete dos dez maiores filmes? Como assim? Ora, eliminando tudo aquilo que aparenta não ter nexo, pois a grande maioria dos admiradores da sétima arte não são verdadeiramente “marvetes”, logo para estes o cinema não mostra tamanha contradição, pelo vasto conhecimento da complexidade dos quadrinhos.



Vocês que tentam tornar-se fãs da Marvel, mas veem o desconhecido como barreira, preparem-se, atenham-se a este artigo, que iremos desmistificar toda esta ossatura! Vejamos, em 2006 as telonas lançam X-Men 3, onde o professor Charles Xavier é assassinado pela Fênix Negra na mesma época, já em 2017, no filme Logan, o clone de Wolverine cessa a vida do mesmo professor no ano de 2032. Cousa parecida acontece com Mística, onde até 2006 a heroína vive no mesmo longa X-Men 3, no entanto, em Fênix Negra, em uma outra história cinematográfica de 2019, a mesma morre em 1975 pelas mãos da Fênix. Incoerência? Não nos quadrinhos, o que existe neste multiverso é denominado pelos seus criadores por Espaço Temporal, é basicamente a Física Quântica dos gibis: onde todas as histórias estão inseridas em diversas Terras espalhadas em realidades paralelas, sejam estas em tempos e/ou espaços; as Terras têm nomenclaturas de intervalos que vão da Terra-0 à Terra-199.999, no entanto, todas elas têm espaços de tempo de tamanhos distintos, mas muitas com algumas distintas intersecções de tempo, diferenciando em qual das Terras aconteceu determinada história apenas pelo estilo do roteiro; a Terra mais popular dos cinemas é a Terra-616, onde, por exemplo, acontece o início das formações dos dois maiores grupos deste universo, os Vingadores e os X-Homens, este último mais popularmente conhecido na língua inglesa como X-Men, que nos quadrinhos este intervalo de tempo começa em 1961, ano em que a palavra Marvel começou a ser usada e vai até antes do início da Terceira Guerra Mundial! Pois é, aqui neste universo, a Terceira Guerra Mundial já aconteceu!

interno
Clone de Wolverine mata Charles Xavier / Filme Fênix Negra 2019 / Deadpool nos videogames

Calma, pois nem todas as Terras da Marvel são cenários de realidades paralelas, existem as chamadas Terras arquivos, exemplo disso é a Terra 13.625, onde estão reunidos todos os jogos de vídeo game do anti-herói Deadpool. As Terras servem de ambientes que abrigam 60% de todos os acontecimentos “marvianos”. Onde acontecem os 40% restantes das mais fantásticas histórias e quais os personagens responsáveis por fazerem existir todas as Terras deste imenso Espaço Temporal, será assunto para uma próxima aula.

Professor Marvel

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: