Procurando um lugar para comer?

Um tour por João Pessoa para quem ama gastronomia

tour por João Pessoa

Uma das melhores formas de conhecer a cultura de um lugar é através da comida. Afinal, o que há de mais próprio de um povo do que a sua gastronomia? João Pessoa é uma cidade que vem crescendo bastante no ramo alimentício nos últimos anos, e atualmente oferece um grande leque de opções para os amantes de boa comida.

Fazer um tour gastronômico pela cidade pode ser uma forma sensacional de conhecê-la! Conhecer os pratos mais tradicionais e os lugares perfeitos para quem ama o assunto deixa a experiência ainda melhor.



Provar comidas tradicionalmente nordestinas

Como toda capital do Nordeste, João Pessoa está cheia de opções para quem quer provar a legítima culinária nordestina. Os mais aventureiros podem imergir completamente na experiência, conhecendo o Mercado Central e provando cuscuz com bode nas barraquinhas que vendem comida por lá. Uma experiência simples, sem floreios e totalmente nativa, mas, claro, profundamente saborosa.

Uma opção mais relax é visitar um dos muitos restaurantes regionais da cidade. Um dos mais conhecidos é o Mangai, que serve boa comida com grande variedade de pratos, mas em uma experiência um pouco “para turista ver”.

Visitar o Boteco da Villa pode ser uma forma menos turística de provar comida regional. Apesar de ser um restaurante grande, cuja decoração imita um sítio genuinamente nordestino, o lugar não é tão visitado por turistas e serve uma gastronomia bem típica, com pratos como o capão, bode guisado e galinha capoeira.

roccia-bar
“Panelinha” de comida regional do Roccia Bar

Os que desejam gastar um pouquinho mais e aproveitar uma experiência gastronômica bem interessante podem visitar o Cozinha Roccia, do chef Onildo Rocha. O lugar aposta em cozinha contemporânea com influências regionais, valorizando os ingredientes locais, e foi eleito o melhor restaurante do Nordeste em 2017 pela revista Prazeres da Mesa. Para quem busca uma refeição mais rápida ou quer gastar um pouco menos, vale visitar o Roccia Bar, que fica localizado no andar debaixo do restaurante e aposta em petiscos e sanduíches. Para almoço, o lugar oferece um prato do dia conhecido como “Panelinha”, que custa R$35.

 

Jantar com cozinha contemporânea e bons vinhos

A experiência gastronômica em João Pessoa não precisa se limitar à comida regional, pois a cidade oferece excelentes restaurantes contemporâneos. Vale viver uma noite de boa música e excelentes vinhos no Tramonto Wine Bar, um lugar intimista que aposta em shows de Jazz e música internacional nas noites de quinta, sexta e sábado. O principal prato da casa é o Polpetone, que pode ser acompanhado de um dos rótulos da vasta carta de vinhos oferecida pelo wine bar. Quem não entende muito do assunto pode pedir indicação do maître, Alex. Provar a sangria de espumante e a Panacota de Frutas Vermelhas pode enriquecer ainda mais a experiência.

empório
Massa com frutos do mar do Empório Gourmet

Outra excelente opção é o Empório Gourmet, que aposta em cozinha internacional com diversos pratos de influência francesa. Além de uma excelente culinária, quem visita o local pode aproveitar a carta de drinks supercompleta, desenvolvida pelo mixologista Marcelo Serrano, um dos maiores nomes do setor no Brasil. A nossa indicação é pedir o Entrecôte, que é servido em uma pedra de sal. Os veganos podem ficar tranquilos, pois o restaurante conta com um cardápio completo pensado especialmente para eles.

Para quem ama cozinha italiana, uma visita ao restaurante Mezzan, localizado dentro do Hotel Manaíra, é quase que obrigatória. O cardápio da casa foi desenvolvido pelo chef italiano Salvatore Loi, que é um dos maiores representantes da culinária italiana no Brasil.

Uma proposta que vale a pena ser conferida de perto é do Restaurante Citron, dentro do Hotel Verdegreen. O estabelecimento aposta em uma iniciativa sustentável, priorizando os ingredientes orgânicos, muitos deles produzidos na horta do hotel. Para completar a experiência, uma bela vista para o mar de Manaíra combinada ao aconchegante ambiente da casa.



Petiscar é preciso!

el-compadre
Tostadas do El Compadre Mexicano

No fim do dia, especialmente com o calor que faz em João Pessoa, você certamente estará em busca de bebida gelada e um bom petisco. As opções são vastas e vão da boa cozinha texmex no El Compadre Mexicano (vale pedir os Nachos com Chili Beans, uma das melhores relações custo-benefício na cidade) a petiscos regionais no Bar Seu João, como caldinhos e carne de sol.

Outra boa opção são os pratos com salsicha alemã servidos no Giramundo, um quiosque localizado na orla de Tambaú. A nossa dica é pedir a Schublig, um salsichão acompanhado de mostardas especiais, pão e cebola caramelizada. O local também conta com música ao vivo, com couvert artístico a preços moderados.

 

Leia mais:

6 pizzarias em João Pessoa que valem cada centavo!

Onde encontrar opções de comida vegetariana em João Pessoa?

8 lugares em João Pessoa e Campina Grande para tomar um bom café

Guia: onde comer hambúrgueres artesanais (e deliciosos) em João Pessoa



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

%d blogueiros gostam disto: