The C Word: um documentário sobre a prevenção daquela doença com “c”

The C Word é um documentário de 2016 sobre os estudos do Dr. David Servan-Schreiber. O neurologista que desenvolveu um tumor no cérebro começou a pesquisar o que ele poderia fazer para ajudar no seu próprio tratamento. Ele aponta as falhas da abordagem da medicina ocidental ao câncer, que foca na contenção dos tumores por medicamentos e não procura fortalecer o organismo como um todo, para que ele se ajude a combater a doença.



O nome do filme faz referência ao medo que as pessoas têm da doença. Muita gente nem sequer pronuncia o seu nome. Para o Dr David Servan-Schreiber, isso pode mudar. Com base nos quatro pilares da prevenção do câncer, as pessoas podem agir ativamente para melhorar sua qualidade de vida e afastar esse fantasma para bem longe.

A principal arma da população, antes mesmo de praticar o estilo de vida preconizado pelo cientista, é a informação. Se as pessoas soubessem mais sobre o que consomem e sobre as consequências de seu estilo de vida, a escolha de mudar seria natural. O princípio da teoria do Dr. David Servan-Schreiber é bem simples: fortalecer o organismo antes, durante e depois de ter câncer. Ele mesmo conseguiu viver 20 anos após o  diagnóstico. O tipo de câncer que o acometeu era muito severo. Com sorte, ele viveria um ano ou dois.

the-c-word-2
Dr. David Servan-Schreiber (1961-2011))

The C Word mostra, com muitos dados, a piora da saúde norte-americana nos últimos anos. Associa o modo de vida desregrado da população ao aumento dos índices de ocorrência de câncer e de mortes pela doença. A própria diretora, Meghan O’Hara, teve a doença e isso foi o que a motivou a fazer o documentário. Quando conheceu as ideias do Dr David, ela se sentiu na obrigação de mostrar às pessoas o que ela queria ter ouvido antes.

Esse é o tipo de documentário que nos faz mudar de hábitos de verdade. Os argumentos são colocados de uma forma muito fácil de entender. Não é apenas um monte de especialistas falando, também tem algumas animações que ilustram a explicação narrada por ninguém menos que Morgan Freeman. Por que esperar o câncer chegar, se nós podemos começar a evitá-lo agora, não é mesmo? Veja o trailer (em inglês) a seguir:

Leia mais Para Todos Os Garotos Que Já Amei é singelo como um amor adolescente

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!
Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

%d blogueiros gostam disto: