Sistema de ônibus em Campina Grande

O sistema de ônibus de Campina Grande é organizado por cores, que simbolizam áreas da cidade. Essa organização é da década de 1980, quando as cores eram visíveis nas lonas dos ônibus, e sofreu modificação em 1993, que permanecem até hoje. Atualmente são usados leitores eletrônicos ao invés de lonas coloridas, mas o modelo ainda funciona.

A cidade é dividida em dez áreas, cada uma com uma cor e número correspondente. Essas áreas são identificadas pela seguinte numeração:

00- Centro

01- Cruzeiro, Velame, Jardim Continental, Louzeiro, Conceição, Palmeita, Distrito Industrial, Jardim Continental, Alto Branco e Bairro das Nações.

02-Dinamérica, Serrotão, Malvinas, Alto Branco, Lauritzen e Jardim Tavares

03- Novo Bodocongó, Bairro Universitário, Monte Santo, Santo Antônio, José Pinheiro, Castelo Branco, Bodocongó, Serrotão, Monte Castelo e Nova Brasília.

04- Dinamérica, Santa Cruz, Santa Rosa, Quarenta, São José, Liberdade, Catolé, Sandra Cavalcante, Itararé, Distrito Industrial, Vila Cabral e Tambor.

05- Mirante, Santa Terezinha, Catolé, Vila Cabral, Cuités, Araxá, Jeremias, Palmeira, Prata, Bela Vista, Centenário, Pedregal

06- Serrotão, Ramadinha, Bodocongó, Malvinas

07- Três Irmãs

9.1- Santa Cruz, Presidente Médice, Acácio Figueirêdo, Bairro das Cidades

9.4- Estação Velha, Liberdade, Jardim Paulistano, Tambor, Distrito Industrial, Velame

 

A combinação dos números mostra o itinerário do ônibus. Por exemplo, a linha 004 sai do Catolé (área 04), passa pelo centro da cidade (área 00), e volta para o Catolé. A linha 101 sai do Bairro das Nações (área 01), passa pelo centro (área 00) e vai para o Distrito Industrial (área 01). Já a linha 111 faz o itinerário contrário ao da 101.

É possível acessar um mapa interativo com os itinerários detralhados no site da Ciom: https://www.ciomcg.com.br/index.php


Sistema de ônibus em João Pessoa

Apesar do sistema de ônibus em João Pessoa ser antigo, muita gente ainda desconhece como ele é organizado. Basicamente, a cidade é dividida por sete corredores principais, e as linhas de ônibus estão relacionadas a eles. Estes itinerários são identificados pela seguinte numeração:

 

0 – Roger;

1 – Cruz das Armas – Vasco da Gama (Jaguaribe);

2 – 02 de Fevereiro – Cristo – Rangel – Vasco da Gama (Jaguaribe);

3 – Av. Pedro II;

4 – Av. Beira Rio;

5 – Av. Epitácio Pessoa;

6 – Av. Tancredo Neves – Praias;

7 – Acesso Oeste (Alto do Mateus).

 

Assim, é através da combinação desses números que é possível identificar os trajetos. É importante estar atento aos dois primeiros números do código, por exemplo: é mais fácil descobrir o itinerário da linha circular 1500, sabendo que o número 1 equivale a Cruz das Armas e o 5 à avenida Epitácio Pessoa.

As linhas radiais estão representadas por três algarismos e geralmente só passam por um corredor. Por exemplo, a linha 510 – Tambaú via Tamandaré usa o 5 no início do código, o que quer dizer que passa pela avenida Epitácio Pessoa.

A linha 5307 passa pela avenida Epitácio Pessoa na ida e pela avenida Pedro II na volta. Já a linha 3507 passa pela avenida Pedro II na ida e pela avenida Epitácio Pessoa na volta.

Para acessar os itinerários detalhados das linhas de João Pessoa, acesse: http://www.semobjp.pb.gov.br/itinerarios/

%d blogueiros gostam disto: