Séries documentais da Netflix para se sentir inteligente

Séries Documentais

A plataforma de streaming tem cada vez mais expandido seu catálogo e investindo em conteúdos documentais que mostram diferentes histórias reais impressionantes. Além dos documentários de longa-metragem que abarcam vários gêneros, as séries documentais originais da Netflix trazem em suas narrativas vários temas sociais e históricos. Essa lista se configura para quem busca entender através do audiovisual a realidade e os diferentes contextos que as pessoas estão inseridas, e também para aquelas que não sabem o que assistir e procuram encontrar algo que realmente as instiguem.



 

Wild Wild Country:  é uma série documental da Netflix que possui seis episódios de aproximadamente uma hora. A história é sobre uma seita espiritual indiana dos anos 70 liderada pelo guru chamado Bhagwan Shree Rajneesh e sua então assistente Ma Anand Sheela, que buscam ampliar seus seguidores que estão à procura da paz interior e dos ensinamentos do famoso guru. Eles saem numa jornada aos EUA, onde compram um terreno no estado de Oregon, partindo do princípio de formar uma sociedade alternativa regida pelos ideais liberais do mestre espiritual, que acaba atraindo jovens ocidentais interessados pela meditação e técnicas de transformação pessoal. Com o decorrer da narrativa percebe-se que nem tudo sai como planejado e acaba se tornando uma história clássica do bem e mal religioso.

 

 

Gênio Diabólico: Essa é uma série que contém quatro episódios e conta a história do assassinato do entregador de pizza Brian Wells, que estava assaltando um banco com uma bomba em seu pescoço. A narrativa segue mostrando todo o processo de investigação das mortes que sucedem após o incidente e quais são os suspeitos por traz desta cama de gato que envolve pessoas manipuladoras e extremamente bem articuladas. A história tem como foco mostrar a mente das pessoas que estavam envolvidas neste caso e como foi planejado minuciosamente para que cada detalhe fosse bem executado no plano. A trama nos mostra o passado e contexto de vida das vítimas e dos principais articuladores, Marjorie Diehl-Armstrong uma gênia com bipolaridade e narcisista e do seu amigo Rothstein.



 

The Keepers: A história se passa num colégio católico feminino nos anos 70 em Baltimore (EUA) ‘Archbishop Keough High School’ e o assassinato da freira Cathy Cesnik, pouco tempo após ela descobrir os casos de assédio sexual advindos principalmente do padre Joseph Maskell. A trama tem como ponto principal mostrar a investigação de duas ex-alunas que procuram por respostas ao caso, desenvolvendo assim um longo processo averiguação de artigos, vídeos, fotos e entrevistas das vítimas, conteúdo dos jornais da época e a montagem da linha do tempo com os principais suspeitos. A serie documental mostra os efeitos causados nas estudantes que sofreram os repetidos assédios de membros da igreja e como atualmente lidam com essa questão, as dúvidas sobre os dogmas católicos, a negligência da justiça e da igreja sobre os casos e as vítimas.

 

A Guerra do Vietnã: Essa série documental é a mais longa da lista, contem dez episódios de mais de uma hora de duração cada. Nela é contado o evento mais contrastante e polêmico dos EUA. A Guerra do Vietnã configura-se como uma das mais complexas de todos os tempos e uma das mais longas, com duração de 20 anos. O documentário mostra desde a colonização francesa do país até o conflito que mudou o mundo em todos os aspectos. A série explora as dimensões humanas sobre a guerra, numa narrativa imersiva e repleta de material com fotos remasterizadas, áudio da Casa Branca com o presidente Kennedy até o escândalo Watergate de Nixon. Ken Burns e Lynn Novick, diretores da série, mostram as diversas perspectivas dos soldados, da população e da alta patente nesta situação que mudou para sempre os países envolvidos.

 

Foto destaque: divulgação

*Isabelle Vasconcelos/ estagiária sob supervisão

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: