Viagem: roteiro de 4 dias em Lisboa!

4 dias em lisboa

Érica Rodrigues

Viajei para Portugal em novembro e o primeiro lugar que visitei foi Lisboa. Amei muito o clima da cidade, que além de linda é super acessível e uma das capitais mais baratas da Europa. Fiquei apenas quatro dias por lá e vou compartilhar aqui o roteiro que segui na viagem.

Dia 1:

Chegamos às 11h da manhã no aeroporto e já corremos para comprar um chip da Vodafone. Escolhi o de 2GB que me custou 20 euros. Pra mim era essencial ter internet o tempo todo, para poder postar nas redes sociais do site (siga o nosso instagram @rotaprincipal) e usar o google maps, aplicativo do metrô e etc.

Pegamos o métro para o nosso hotel (Sana Rex), que fica no Parque Eduardo VII. Compramos um cartão ilimitado para quatro dias na cidade, que dá direito a andar de metrô, ônibus, bondinho e alguns barcos. O cartão custou 24 euros e foi um ótimo investimento.

O métro lá é muito fácil de usar, mas recomendo baixar o aplicativo para poder estar com o mapa das linhas sempre à mão. Ao chegar na estação Marquês de Pombal, notamos que teríamos que subir uma ladeira considerável com as malas, o que foi bem cansativo. Recomendo reservar uma grana para fazer esses trajetos aeroporto – hotel de táxi, pois não é um meio de transporte muito caro e evita muito perrengue com malas.

Depois de fazer check-in no hotel seguimos o conselho de um funcionário muito solícito de lá e fomos comer no restaurante Sardinheira, que fica bem próximo ao parque. Vale muito a pena ir a esse restaurante se estiver por aquelas áreas, pois além de barato (pagamos 9 euros por pessoa numa refeição de prato principal, suco e sobremesa) tem uma ótima culinária portuguesa caseira.

À tarde, pegamos novamente o métro até a estação Santa Apolónia e andamos até o Panteão Nacional. O bairro de Alfama é encantador, vale a pena andar pelas ruelas e apreciar a paisagem.

De lá, andamos até o Castelo de São Jorge. É uma caminhada considerável, mas o bairro é bem agradável. Nos perdemos um pouco, mas os portugueses são muito solícitos quando se pede informação. O castelo é parada imperdível na cidade! A vista é maravilhosa e pudemos apreciar o pôr do sol no rio Tejo, uma cena para jamais esquecer!

Na volta, pegamos um ônibus até a Praça da Figueira e de lá, um métro para o nosso hotel.

À noite fomos de táxi até o Centro Comercial Colombo fazer compras. Não levamos quase nada de roupas de frio, pois João Pessoa é bem quente, e resolvemos comprar tudo lá. Foi uma ótima decisão, pois os preços são muito em conta e é possível fazer boas aquisições. O shopping é imenso e tem opções para todos os gostos. Vale a visita!

Resumo do primeiro dia:

Panteão Nacional

Castelo de São Jorge

Praça da Figueira

Centro Comercial Colombo

Dia 2:

Acordamos cedo, tomamos café no hotel e fomos de métro até a Praça do Comércio. O lugar é lindo, com o rio Tejo de um lado e praça do outro, cheia de cafés e com uma arquitetura incrível! Subimos no arco da rua Augusta e apreciamos a vista de lá de cima. Dá pra ver boa parte de Lisboa de lá e custa apenas 2,50 euros a subida. Vale muito a pena!

IMG_0387-e1483618163823

Andamos um pouco pela rua Augusta, passamos pelo Elevador de Santa Justa, mas a fila estava muito grande e decidimos não subir. Seguimos para o Café A Brasileira e tiramos uma foto ao lado da estátua de Fernando Pessoa. A própria caminhada já é uma diversão, pois as ruas são lindas e há muito para ver.

De lá, seguimos até a Igreja de Santo Antônio. No caminho, paramos para almoçar no restaurante Novas Coisas Boas, onde fomos atendidas por Binod, do Nepal. A comida era muito boa, com poções enormes e muito baratas. Comemos Espaguete à Bolonhesa, Bacalhau à Brás e conhecemos o maravilhoso vinho verde, que foi nosso companheiro por quase todas as refeições em Portugal.

A Igreja é linda, e vale muito a pena visitar a cripta, que foi construída no local onde Santo Antônio nasceu. O próprio papa João Paulo II visitou o lugar quando esteve em Lisboa.

Bem próximo fica a Sé de Lisboa, uma construção magnífica e imperdível. Na volta, pegamos um bondinho para a Praça da Figueira. Andar de bondinho é uma experiência única e super portuguesa! Pagamos a viagem com o nosso cartão ilimitado de passagem, que compramos no aeroporto logo que chegamos em Lisboa.

À tarde, fomos até a estação Rossio e compramos passagens para ir a Sintra de trem. É bem simples e a viagem dura aproximadamente uma hora, porém o ideal é dedicar um dia inteiro para visitar Sintra. No nosso caso, não só tivemos tempo de passar lá uma tarde, mas mesmo assim foi incrível.

Chegando na estação de Sintra, compramos passes para o ônibus turístico que faz o Circuito da Pena. Custa 5 euros e é indispensável! Com ele você pode ir de ônibus entre os pontos turísticos da cidade, que é cheia de ladeiras íngremes, e voltar à estação quando terminar. Visitamos o Castelo dos Mouros, que foi o meu preferido, e o Palácio da Pena.

Na volta, pegamos o ônibus turístico novamente até a estação. [Curiosidade: dentro da estação há um banheiro, que custa 20 centavos para usar. O problema é que ele só aceita moedas de 20 centavos, então passamos o maior perrengue vasculhando as mochilas para achar moedas e não fazer xixi na roupa.]

Chegando a Lisboa, paramos no Starbucks da Estação Rossio e compramos o nosso jantar pra viagem.

Resumo do segundo dia:

Sintra

Palácio dos Mouros

Palácio da Pena

Dia 3:

Como queríamos visitar Fátima durante a nossa estadia em Lisboa, reservei ainda no Brasil o tour da Go2Lisbon para Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos. O tour é com grupos de até 8 pessoas e um guia que fala a sua língua e vem te buscar no seu hotel, ou seja: paraíso! Só tenho coisas boas a falar do serviço deles, que achei impecável e muito além das nossas expectativas. O grupo foi nos buscar no hotel às 08h45 e seguimos para Fátima. O carro era superconfortável e eram todos brasileiros, menos o guia. Fizemos alguns amigos nesse passeio, mais um motivo para eu indicar muito ele a vocês.

Chegando a Fátima, fomos direto a um pequeno centro comercial fazer compras. Segundo Vlad, o nosso guia, no santuário é mais caro comprar souvenires e as lojas ficam um pouco afastadas do local propriamente dito. De lá, seguimos para o santuário, onde visitamos a Capela das Aparições, a basílica e a igreja nova, tudo na mesma praça. Sinceramente, eu não tinha muitas expectativas com a ida a Fátima, logo não foi a minha parte preferida do passeio.

Depois, entramos todos num acordo e decidimos ir conhecer as casas dos pastorzinhos, que não estava incluída no tour. Esse passeio eu achei bem mais legal! As casinhas estão super conservadas e dá pra ver bastante coisa sobre a história deles lá. Vale muito a visita!

Seguimos de carro para o Mosteiro da Batalha, um dos lugares mais bonitos que visitei em Portugal. A vista de fora do mosteiro é maravilhosa, muito imponente e impressionante. Dentro também é de tirar o fôlego, então prepare as câmeras! Visitamos apenas a igreja, mas já valeu muito a pena!

A nossa próxima parada foi no miradouro de Narazé, onde pudemos almoçar uma comida portuguesa com certeza, que por sinal estava deliciosa. Pedi Bitoque de Vaca, mas o pessoal do grupo pediu Bacalhau de Forno, e as poções, como sempre, são imensas! Dá pra dividir um prato pra duas pessoas tranquilamente! Depois do almoço, apreciamos a vista do miradouro para a praia, onde, dizem, há ondas enormes e é o paraíso dos surfistas. O lugar é lindo!

Depois de devidamente alimentados, seguimos para a nossa última parada: Óbidos. A vila medieval de Óbidos era o lugar para o qual eu estava mais ansiosa nesse tour, e minhas expectativas foram superadas! A vila, construída pelos mouros em tomada pelos portugueses no ano 1000 D.C., é perfeita, toda murada! Você se sente dentro de um filme medieval, com tudo aquilo ao seu redor. Andamos pelas ruas e provamos uma iguaria do lugar: o licor de ginja, servido em um copinho de chocolate! É uma delícia, dá vontade de tomar vários!

Voltamos para Lisboa e nos despedimos dos nossos novos amigos, que nos deixaram na porta do nosso hotel.

À noite, pegamos um táxi e fomos jantar na Tasca da Esquina, um dos restaurantes mais aclamados da cidade atualmente. Fui até lá entrevistar o chef Vitor Sobral (leia a matéria no link abaixo*) e depois da conversa, apreciamos o menu do chef, de seis pratos. Estava tudo maravilhoso! Recomendo demais o restaurante!

*Matéria da Tasca da Esquina

Resumo do dia:

Santuário de Fátima

Casas dos Pastorzinhos

Mosteiro da Batalha

Miradouro de Nazaré

Vila de Óbidos

Tasca da Esquina

Dia 4:

No nosso último dia em Lisboa, eu tinha uma meta: comprar um microfone. Pesquisei bastante na internet e encontrei um lugar especializado em equipamentos fotográficos, a loja Colorfoto. Não é muito fácil comprar esses equipamentos mais profissionais em Portugal, e fui em várias lojas durante a minha estadia por lá, mas a Colorfoto foi com certeza a mais completa. Então, acordamos cedo e pegamos um métro até a loja.

De lá, resolvemos voltar ao Centro Comercial Colombo para comprar uma mala na Primark, porque era mais barato. Passamos a manhã fazendo compras por lá (depois de entrar naquele lugar não há mais volta, rsrsrs) e voltamos ao hotel para guardar as novas aquisições.

Fomos novamente almoçar no restaurante Sardinheira (pra vocês verem como é boa a comida de lá!) e seguimos de ônibus até Belém. É bem fácil ir de ônibus pra lá, mas perdemos uns bons 25 minutos na parada.

A nossa primeira parada em Belém foi o Mosteiro dos Jerónimos que, nossa, é muito lindo! É difícil decidir qual parte é mais bonita, a de dentro ou a de fora. O lugar é gigantesco! Amei muito a visita.

De lá, andamos até a Torre de Belém (quase corremos, na verdade) e chegamos a tempo de ver o pôr do sol. Foi uma das caminhadas mais agradáveis da viagem, à margem do rio Tejo, vendo aquele lugar incrível. O pôr do sol é de tirar o fôlego, recomendo demais! Na volta, entramos numa lojinha de souvenires e conversamos um monte com o senhorzinho dono da loja. Os portugueses estão sempre prontos a conversar e dar muitas dicas, é maravilhoso.

Nossa próxima parada foi a Fábrica de Pastéis de Belém. O lugar é bem lotado e é difícil pegar uma mesa lá dentro. Resta então a fila para comprar pra viagem, que apesar de grande, anda bem rápido. Pedimos a caixinha com seis pastéis de nata, que custou 6,50 euros. Recomendo comprar muitos, pois são sensacionais! Nunca nenhum pastel de nata que comi chegou aos pés daqueles! Sentamos no Starbucks ao lado, pedimos cafés para aplacar o frio e nos deliciamos com essas iguarias da culinária portuguesa.

Na volta, pegamos um bondinho para a Praça da Figueira e de lá, um métro até o nosso hotel. Ainda deu para comprar castanhas portuguesas no caminho, que são bem comuns em novembro por lá. Também são deliciosas, afinal, come-se muito bem em Portugal!

Resumo do dia:

Colorfoto

Centro Comercial Colombo

Mosteiro dos Jerónimos

Torre de Belém

Fábrica de Pastéis de Belém

Confira o roteiro dos outros dia da minha viagem por Coimbra e Porto aqui!

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!