Roteiro: Coimbra e Porto

3 dias em Coimbra e Porto

Érica Rodrigues

Como já falei anteriormente, viajei para Portugal em novembro e amei muito o país. Escrevi um roteiro dos primeiros quatro dias que passei em Lisboa, e resolvi compartilhar também as minhas experiências nas duas outras cidades por onde passei: Coimbra e Porto.

 

Dia 5:

Acordamos cedo em Lisboa para tomar café e pegar um táxi até a estação Santa Apolónia, onde iriamos tomar um trem até Coimbra. Acabamos aceitando o táxi oferecido pelo hotel e não foi uma boa ideia, pois acabou saindo bem mais caro. Recomendo pedir um táxi de fora, ou chamar na rua, pois muitas vezes os hotéis têm convênios com taxistas que cobram um preço mais elevado dos turistas.

Chegando à estação, compramos as passagens para o trem Intercidades na segunda classe. Várias pessoas haviam nos prevenido a não pegar o Intercidades, alegando que ele seria muito mais demorado que o Alfa Pendular. Porém, era a partida mais próxima do horário em que chegamos à estação e acabou sendo uma ótima escolha. Além de ser mais barato, a viagem foi rápida e ainda pudemos avistar as belas paisagens do caminho.

Ao chegar em Coimbra, desembarcamos na estação Coimbra-B e pegamos outro trem até Coimbra-A, que ficava bem ao lado do nosso hotel. Nos hospedamos no Hotel Oslo, que recomendo muito.

Deixamos as malas no hotel e fomos dar uma volta na cidade. Coimbra é uma cidade linda! Vale a pena se perder nas ruazinhas apenas para apreciar a paisagem. Depois de andar um pouco, acabamos voltando para almoçar no restaurante Estação Doce, ao lado do nosso hotel. Pedi salmão com arroz, salada e batata frita, que me custou apenas 6,80 euros. De sobremesa, pedimos o melhor waffle que já comi na vida!

estação-doce

estação-doce2

Depois de bem alimentadas, saímos em busca de conhecer a famosa Universidade. Nos perdemos um pouco no caminho, mas no final acabamos chegando a tempo de comprar os tickets para visitar o campus, que custa 10 euros inteira e 8 euros estudante. Vale a pena fazer essa visita, principalmente pela famosa Biblioteca Joanina, que é realmente de maravilhosa.

IMG_0532-1

 

Depois de sair da Universidade, paramos na Praça 8 de Maio (que também vale muito a visita) para tomar um café e aplacar o frio. Encomendamos duas sopas para o jantar e fomos ao hotel tomar banho.

À noite, fomos até o Café Santa Cruz, também na Praça 8 de Maio, assistir um show de Fado de Coimbra. Foi uma experiência incrível!

 

Resumo do dia:

Estação Santa Apolónia

Restaurante Estação Doce

Universidade de Coimbra

Praça 8 de Maio

Café Santa Cruz

 



 

Dia 6:

Nas nossas últimas horas em Coimbra, eu estava decidida a visitar a Fonte dos Amores. Então, acordamos cedo, tomamos café, passamos na estação para comprar nossas passagens para a cidade do Porto e partimos a pé para o outro lado do rio, rumo à Quinta das Lágrimas. É uma caminhada tranquila, porém estava muito frio. Mas acabou valendo a pena porque o lugar é sensacional. Ficamos completamente encantadas!

IMG_0549-1

Após voltarmos de táxi para o hotel (que custou apenas 3 euros), pegamos as malas e partimos rumo ao Porto. A viagem é bem tranquila e dá pra ver muitos lugares maravilhosos pela janela. Minha única ressalva com os trens portugueses é sobre o embarque e desembarque com as malas. Não há ninguém para ajudar e o espaço entre o comboio e a plataforma é razoável, então esteja preparado se você, como eu, exagerou nas compras.

Chegando ao Porto, pegamos um táxi até o Grande Hotel do Porto, onde ficamos hospedadas. O hotel é maravilhoso e fica na rua mais central da cidade, vizinho ao Café Majestic. Deixamos as malas e fomos almoçar no restaurante Porto Douro, que fica na mesma rua. Lá eles servem pratos à la carte, mas também o menu do dia, com uma opção de carne, acompanhamentos e um prato de salada, tudo por 5 euros.

À tarde fomos a pé até a Livraria Lello e Irmão, que é um dos lugares mais lindos da cidade. É preciso pagar cinco euros para visitar o local, mas eles são deduzidos da sua conta, caso você compre algum livro. Começou a chover e tivemos que voltar ao hotel às pressas, pois não tínhamos guarda-chuva.

IMG_0557-1

Jantamos caldo verde no Porto Douro e fomos de métro até o Norte Shopping, comprar uma mala na Primark. Aproveitamos para comprar vinhos no supermercado Continente, que fica dentro do shopping. Recomendo comprar vinhos no supermercado, pois são muito mais baratos que nas caves. Comprei uma garrafa de Ferreira a 6 euros.

Por causa da chuva, acabamos passando o maior perrengue para pegar um táxi, mas no fim acabou dando tudo certo.

 

Resumo do dia:

Fonte dos amores

Restaurante Porto Douro

Livraria Lello

Norte Shopping

 



 

Dia 7:

A nossa primeira parada do dia foi a Torre dos Clérigos. A vista é de tirar o fôlego! Não conseguimos subir até o fim, pois as escadas são muito apertadas e estava lotado, mas valeu a pena cada degrau.

IMG_0573-1

Andamos até a Sé do Porto, que é outro espetáculo. Acabamos não entrando, pois estava fechada, mas a vista de lá é sensacional e a igreja é linda. De lá, caminhamos até a ribeira, meu lugar preferido da cidade. Nunca tinha visitado um lugar tão lindo. A todo minuto me senti dentro de um filme!

Almoçamos no restaurante Vime e pedimos Francesinha, um prato típico da cidade, que eu amei demais!

Após o almoço, tínhamos uma visita à Cave Ferreira, do outro lado do rio, às 15h30. Fomos a pé e foi a caminhada mais agradável que fiz na vida! A visita à cave, em Vila Nova de Gaia, é uma experiência única e imperdível para quem for ao Porto. Lá é possível entender um pouco da história e fabricação do vinho do Porto e ainda provar dois tipos da bebida.

IMG_0579

Na volta, pegamos o teleférico para contemplar a cidade de cima. Nossa, que vista! E andamos até o hotel. Jantamos novamente no Porto Douro (para vocês verem como o restaurante era bom!) e fomos ao supermercado comprar mais vinhos, afinal, ninguém é de ferro.

 

Resumo do dia:

Torre dos Clérigos

Sé do Porto

Ribeira

Restaurante Vime

Caves Ferreira

Teleférico de Gaia

Restaurante Porto Douro

 

Você pode ver aqui o roteiro dos primeiros quatro dias de viagem, em Lisboa.



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

%d blogueiros gostam disto: