Quer deixar o país? Conheça o processo de expatriação

Vários são os motivos que nos levam a pensar na possibilidade de viver em outro país. Busca por melhor qualidade de vida, ampliação da carreira profissional, acesso à educação e culturas diferentes são exemplos dessa mola propulsora.

No entanto, o acesso a um novo estilo de vida e rotina de um lugar totalmente diferente do Brasil requer muito planejamento e organização. Afinal de contas, estamos falando de uma mudança complexa e radical.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão e promover ações eficazes para que o processo seja tranquilo e eficiente, preparamos um artigo com as melhores dicas para que o caminho da expatriação seja traçado sem maiores dificuldades.



O que é expatriação

O termo diz respeito à transferência de um profissional e sua família para uma nova empresa ou sede da organização em que ele já trabalha que está alocada em outro país.

Esse movimento ganhou muito mais força na era da globalização, uma vez que promover intercâmbios culturais é importante para as empresas multinacionais. Esse contexto dá ao colaborador a oportunidade de se aprofundar melhor em todos os processos que estão relacionados à área em que ele trabalha.

travel-2650303_1280

Além da simples mudança de território

Quando alguém decide pela expatriação, deve ter em mente que não se trata apenas de um deslocamento geográfico. É muito mais intenso que isso porque tudo muda: valores, hábitos, costumes, formas de expressão e comportamento.

Por isso, o resultado positivo dessa mudança depende da capacidade que cada um tem em estar disposto a transitar pelo novo território e ser capaz de analisar e gerenciar da melhor forma a diversidade cultural e a apropriação de espaços de forma democrática.

airport-2373727_1280

Dando início à nova vida

Dadas as devidas definições iniciais, agora é hora de ir para a parte mais prática do processo de expatriação. Lembre-se de que cada passo deve ser dado com planejamento e sem atropelos para que não surjam dificuldades a médio e longo prazo.

japan-2014617_1280

Viagem exploratória

Nessa etapa, você irá até o país de destino para conhecer o local, estar próximo da dinâmica do ambiente e buscar por informações relevantes acerca de custo de vida, costumes locais, moradias, escolas entre outros.

Geralmente, a duração dessa viagem inicial é de, aproximadamente, 5 dias. Você receberá instruções acerca do trabalho na nova empresa e terá o contato inicial com os modelos de sua nova rotina.



Início do processo de transferência

Após esse primeiro contato, se você aceitar o desafio de se mudar para outro país, é hora providenciar elementos burocráticos, como visto de trabalho, trâmites de deslocamento dos familiares, pedido de transferência de escola entre outras coisas.



Hora da mudança

Ao longo da vida, adquirimos muitos objetos de valor afetivo que não podem ser levados para outro país por conta do volume. No entanto, é importante selecionar algumas peças que não ocupam muito espaço, mas que servirão de fontes de aconchego e autoidentificação.

Cada membro da família pode levar consigo algo pelo qual sente mais apego. Os itens que ficarão não precisam ser doados ou vendidos. Caso vocês decidam retornar ou quando vierem a passeio para Brasil, é possível selecionar mais objetos e ir levando aos poucos.

Nesse caso, a melhor solução é contratar um self storage. Trata-se de uma empresa altamente segura e versátil que disponibiliza boxes de diversos tamanhos que servem para abrigar móveis, objetos, documentos, brinquedos e outros objetos.

A grande vantagem desse tipo de atividade é a segurança 24h, seguro contra roubo, incêndios e enchentes e a possibilidade de ter acesso aos seus pertences sempre que você desejar.

estrangeiro-divulgacao-1-1-1

 

Esteja disponível para a nova vida

Não podemos dizer que a adaptação é fácil, mas você não precisa dificultá-la ainda mais. A melhor coisa é se permitir aprender o novo idioma, frequentar locais diversificados para o aprendizado cultural e investir em relações interpessoais.



Aproveite o tempo da melhor maneira

Geralmente, o profissional expatriado recebe um visto que dura dois anos. Depois que você passar por esse período, poderá receber um visto permanente, de acordo com a função que você ocupa na empresa.

Além da sua vida como profissional, é preciso garantir que sua família também tenha possibilidade de alçar voo no novo país. Cursos, escolas, orientação cultural e profissional, bem-estar, lazer e saúde devem fazer parte da rotina de todos.

holidays-1283014_1280

Aprender nunca é demais

Na maioria das vezes, é preciso desconstruir tudo o que aprendemos sobre modelos, rotinas de trabalho e níveis hierárquicos. Isso abre um grande leque de novas possibilidades de aprendizado que devem ser agarradas com força.

Todas essas ações farão com que você conheça a fundo os valores da companhia e estabeleça uma relação com base na confiança, coerência e incentivo de troca de conhecimentos.

christ-2209290_1280

Organizando a vida que ficará no Brasil

É preciso dar atenção especial a todos os ciclos que deverão ser fechados no país de origem. Contratos de aluguel devem ser encerrados, contas devem ser quitadas, devolução de serviços de telefonia entre outros.

Caso seu imóvel seja próprio, veja qual é a melhor atitude a ser tomada. Uma dica e colocá-lo para locação por meio de uma imobiliária de confiança. Talvez seja melhor não vendê-lo pelo, menos nesse início da mudança.

Assim, caso você decida retornar, não terá maiores problemas em relação à residência. Vamos supor que ocorreu algum imprevisto ou você recebeu uma proposta melhor de trabalho e deseja retornar ao Brasil.

Para não ter que começar a vida do zero e providenciar imóvel, móveis, objetos e tudo o que é necessário para que exista um lar bem estruturado, o melhor caminho e contratar um guarda móveis.

A versatilidade desse nicho de mercado te dá maior flexibilidade e praticidade para se deslocar sem precisar se preocupar com o destino de seus bens pessoais.

Agora que você já sabe quais são os processos para uma expatriação de sucesso, desejamos boa sorte nessa jornada e que você amplie cada vez mais sua visão e ações enquanto profissional e pessoa.

Texto de Maria Gabriela, estudante de Jornalismo e amante de Marketing Digital, atualmente exercendo a função na área, como Link Builder na agência SEO Marketing. (Imagens de Free-Photos por Pixabay)



Leia também: Brasil ganha novo destino de ecoturismo

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: