Quem é MC Fioti, do Bum Bum Tam Tam?

bum bum tam tam

O menino de Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, de 23 anos, compôs e produziu em seis horas o funk brasileiro mais ouvido do Youtube, com mais de 560 milhões de visualizações. Leandro Ferreira, o MC Fioti, é filho de uma empregada doméstica que o criou sozinha. Sua história é igual a de tantos meninos da periferia. Trabalhou em lanchonetes, foi servente de pedreiro e catou papelão e alumínio na rua, até compor Bum Bum Tam Tam.

Foi só com um celular e um computador que ele criou o funk. Apendeu a mexer nos programas de edição de áudio, vendo tutoriais no youtube. Baixou uma “flautinha” qualquer da internet – nem sabia que o compositor da melodia era o famoso alemão Sebastian Bach. Foi mixando a batida e pronto! Hoje, sua mãe não trabalha mais como empregada doméstica e MC Fioti vive uma rotina agitada de compromissos.



Bum Bum Tam Tam ganhou até uma versão em três línguas (inglês, português e espanhol), com a participação dos astros internacionais o colombiano J Balvin, o rapper americano Future, a britânica Stefflon Don e o espanhol Juan Magán. Essa mistura é para tentar emplacar Bum Bum Tam Tam no cenário internacional. Fioti agora capricha no estudo do inglês para cumprir os novos compromissos da agenda.

O rapaz tem muito talento com mixagem de som. Não é à toa que já trabalhava há um ano vendendo seus funks por duzentos reais numa gravadora. Mas para quem não entende por quê o funk faz tanto sucesso, basta lembrar que esse é o som da periferia. É a realidade social da maioria dos brasileiros. Se não tem qualidade técnica, esbanja gingado. A diferença entre Leandro e quem o critica se chama “oportunidade”. Quem estudou, pode até conhecer a história de Bach, mas Leandro teve a ousadia de usar o que tinha pra fazer o que acreditava. É muito fácil julgar a cultura alheia, com um diploma na mão e uma educação de classe média/alta. Difícil é passar por cima do preconceito pra lutar pelo seu sonho.

 

Gostou do conteúdo? Leia também Música: quem é Tiago Nacarato, o candidato que cantou samba no The Voice Portugal?

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: