Projeto Acesso Cidadão faz da praia um ambiente inclusivo

acesso cidadão

Quem já passou pela praia do Cabo Branco, em João Pessoa-PB, aos sábados de manhã, deve ter visto uma equipe enorme ajudando as pessoas com deficiência a desfrutar do banho de mar e de sol. Trata-se de um grupo de voluntários que promove a acessibilidade na praia. O Acesso Cidadão (@acessocidadaotrabalha das 8h30 até as 12h, em frente à Casa de José Américo.

A equipe é formada por voluntários, que podem ter qualquer formação (ou mesmo nenhum estudo). O importante é levar respeito e vontade de ajudar. O projeto conta com cadeiras anfíbio, que se locomovem bem na areia e na água. As pessoas com mobilidade reduzida não precisam se preocupar, porque os voluntários acompanham todo o trajeto. A piscina de água doce e a quadra de vôlei sentado são outras opções de diversão. Tem também uma cobertura que permite a interação entre todos.



WhatsApp-Image-2018-07-28-at-13.34

A regra lá é que ninguém será excluído. Podem participar pessoas da terceira idade, surdos, cadeirantes, autistas, ou qualquer pessoa em vulnerabilidade física. Por isso, além do projeto da praia, eles também promovem arrecadação de doações para instituições de caridade, e dinheiro para a compra de cadeiras de rodas.

O Acesso Cidadão faz parte da Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social), criada em 2011. É uma instituição sem fins lucrativos que atua na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Seu fundador foi Genilson Machado, que também coordena o projeto da praia. Além de incentivar o debate em sociedade sobre a inclusão, eles fazem assessoria na execução projetos do setor público ou privado que possibilitem a reintegração e a socialização das pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida.



WhatsApp-Image-2018-07-28-at-13.31

Frequentemente a AC Social também promove trilhas acessíveis e até um rally! São atividades de lazer e esporte totalmente abertos à inclusão. Ficou interessado? Visite o projeto!

 

Leia mais – 6 destinos que valem a pena visitar na baixa temporada

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

 

%d blogueiros gostam disto: