Saiba o que rola na sua cidade!

Planetário terá sessões especiais pelos 50 anos da chegada do homem à lua

No próximo dia 20 de julho completam-se 50 anos da chegada do homem à lua. Em comemoração à data, as sessões do Planetário, localizado na Estação das Artes, nesta quinta-feira (18), acontecerão em mais horários. Além disso, o projeto ‘Estacine’ terá uma edição especial com exibição de um filme sobre o tema.

Nesta quinta-feira (18), o Planetário será aberto ao público e as sessões acontecerão em três horários pela manhã e três no turno da tarde: às 9h30, 10h30 e 11h30; e às 14h, 15h e 16h. Neste dia as sessões irão ocorrer, especialmente, no salão expositivo da Estação das Artes – anexo da Estação Cabo Branco. As sessões do Planetário ocorrem, normalmente, às 10h30 e 11h30 (pela manhã), e às 15h e 16h (pela tarde). Nas terças e quintas, o evento é restrito para escolas previamente agendadas. Nas quartas, sextas, fins de semana e feriados, o evento é aberto ao público.

Os visitantes também poderão participar de um bate-papo, no horário das 10h, com o professor Marcos Jerônimo, que é formado em Geografia pela UFPB e astrônomo amador há 50 anos, dedicando sua vida à pesquisa, estudo e observação dos astros e planetas.



O interesse de Marcos pela astronomia começou justamente na época em que o homem chegou à lua pela primeira vez, quando ele tinha 14 anos – o fato gerou muito burburinho na época, e despertou na população a curiosidade sobre o tema. Marcos coordena, desde 2010, o setor de Astronomia da Estação Cabo Branco. Ele já participou de vários trabalhos científicos como os eclipses do sol e da lua, fenômenos relativos aos satélites de Júpiter, cometas, estrelas variáveis, ocultações de estrelas ou planetas pela lua, ocultações de planetas por estrelas ou asteroides, índice de nebulosidade da cidade de João Pessoa, entre outros.

Na ocasião, também haverá uma edição especial do Estacine – que normalmente acontece aos sábados. Um filme sobre a primeira vez em que o homem pisou na lua será exibido para o público visitante, a partir das 15h, no Mini auditório III da Estação das Artes.

“Esta é uma excelente oportunidade para quem se interessa pelo universo da astronomia, e para quem também deseja saber mais sobre a primeira vez em que o homem pisou na lua. O visitante, além de conhecer o planetário, vai poder assistir a um filme sobre o assunto e ouvir de alguém que estuda e pesquisa, há 50 anos, os assuntos relacionados aos astros e planetas” – pontua Jonathan Vieira, diretor-geral da Estação Cabo Branco.

Todas as atividades do Planetário, o Estacine e o bate-papo sobre astronomia  são totalmente gratuitas e abertas ao público de todas as idades.

Marília Mesquita / Secom-JP

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: