O que é feminismo e por que ele importa?

o que é feminismo

Há apenas 86 anos as mulheres podem votar no Brasil. E foi apenas no século XXI que o país elegeu uma mulher chegou ao cargo máximo do executivo brasileiro. Apesar disso, no Congresso Nacional, a casa que representa o povo, ainda há bem poucas mulheres no plenário. E não é só na vida pública que as mulheres têm dificuldade de ter vez e voz. Dentro de casa, o trabalho doméstico e a criação dos filhos ainda é tratado como uma tarefa feminina em muitos lares. Duvida? Pois diga, quem lavou a louça depois da última ceia de natal na sua casa?

Com muita luta, o movimento pedindo igualdade entre os gêneros é cada vez mais forte. Tem gente que ainda não entendeu o que é feminismo. É importante saber que não é o contrário de machismo. Porque o machismo é a cultura de superioridade masculina, mas o feminismo não é a superioridade feminina, é a luta pela igualdade entre homens e mulheres. A ideia é mostrar para as mulheres que elas podem escolher seus destinos sem se preocupar tanto com o que a sociedade espera delas como mulheres. O vídeo do canal DRelacionamentos ilustra bem como o machismo ao contrário não tem nada a ver com a luta feminista.



Não pode mais casar, ter filhos e nos dedicar integralmente ao lar? Pode gata! É isso que você quer? Se joga! E focar na carreira profissional, pode? Claro! É isso que o feminismo pede, que a gente possa fazer o que quiser sem sermos julgadas. A mãe que é dona de casa não deu o golpe do baú, nem é encostada no marido. A profissional ambiciosa não é menos completa por não querer filhos. A menina que gosta de balada não está pedindo nada além de espaço pra dançar na pista.

Toda essa pressão sobre as mulheres, para que elas atendam a um monte de pré requisitos para ser “uma mulher de respeito” acaba nos fragilizando. Muitas mulheres caem em relacionamentos abusivos por ter auto estima baixa e tentar se encaixar nos padrões. São tantas regras pra a gente seguir que 100% de nós acaba sendo criticada uma hora ou outra. É gorda ou magra demais, alta ou baixa demais, séria ou extrovertida demais… Ninguém escapa dos julgamentos. Jout Jout ganhou visibilidade no Youtube com o vídeo do batom vermelho. Nele, ela mostra como você pode descobrir se está num relacionamento abusivo.



As mulheres merecem respeito e igualdade. O feminismo é mais necessário do que nunca! Ainda temos muito a conquistar! Não só nesse dia internacional das mulheres, mas em todos os momentos, nós precisamos estar unidas pela segurança uma das outras. Ofereça apoio a uma mulher, explique a ela o que é feminismo e faça ela ver a sua própria força. A revolução será feminista!

 

Leia mais 10 coisas que as mulheres não aguentam mais ouvir!

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: