Julie & Julia: um filme sobre encontrar o seu próprio caminho

julie & julia

Há muito tempo o algoritmo da Netflix me recomendava a comédia Julie & Julia. Sempre que eu abria o site, o filme aparecia nos sugeridos para mim. Apesar de não saber sobre o que se tratava, finalmente resolvi dar uma chance e assisti-lo. Ainda bem que o fiz, pois foi certamente um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.

A história é baseada em fatos reais e nos mostra a trajetória de duas mulheres que nunca se conheceram, mas cujos destinos se cruzaram. Uma delas é Julia Child, um ícone da culinária americana, que se tornou famosa ao escrever o livro Mastering the Art of French Cooking. Na publicação, ela traduziu e popularizou a culinária francesa para as americanas, utilizando uma linguagem de fácil entendimento. Após o sucesso do livro, ela começou a ensinar culinária em programas de TV, sempre com o seu jeito divertido e característico.



julie-e-julia1meryl
Julia Child foi uma celebridade americana que tornou-se famosa ao ensinar culinária na TV

A outra protagonista do filme é Julie, uma mulher totalmente anônima que trabalha em um emprego medíocre e tem a culinária como forma de escape, enquanto sonha em se tornar escritora. Todas as noites ao chegar em casa ela prepara diversas receitas em jantares para o marido. Impulsionada por ele, Julie decide iniciar um projeto pessoal: criar um blog e durante 365 dias fazer as 524 receitas do livro de Julia Child, registrando todas as experiências online.

Aos poucos, conhecemos a trajetória dessas duas mulheres. O filme nos mostra como Julia Child começou a cozinhar, após chegar a Paris e se matricular em um curso de gastronomia para ocupar o tempo ocioso. Também vemos todo o difícil processo de publicação do seu primeiro livro, através de anos de esforço. Por outro lado, assistimos ao desenvolvimento do projeto de Julie, trabalhando durante o dia, cozinhando as receitas à noite e acordando cedo para registrar tudo no blog logo pela manhã.

2009_julie_and_julia_033
A escritora frustrada Julie decidiu criar um blog para registrar suas experiências na cozinha



Apesar de nunca terem se encontrado, percebemos muita semelhança na vida das duas. Ambas estavam perdidas e encontraram seu caminho através da culinária, sempre apoiadas pelos maridos. Aos poucos, vemos como a vida delas vai mudando completamente.

Um dos maiores ensinamentos desse filme é que os nossos sonhos podem parecer bobos para as outras pessoas, mas se os seguirmos com dedicação, podemos alcançar coisas incríveis. Muitas pessoas não levavam a sério o gosto de Julia Child por cozinhar, ou mesmo o blog que Julie criou para registrar o seu projeto, mas elas seguiram em frente. Às vezes, fazer o que nós amamos pode mudar a nossa vida completamente. Você nunca vai saber se não arriscar!

 

*por Érica Rodrigues, jornalista formada pela UFPB que ama cinema, viagens, livros, filmes e escrever sobre o que mais ama!

 

Leia mais dicas de filmes e séries clicando aqui!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: